logo

Pesquisadores da Secretaria de Acervo e Patrimônio participam de curso do Iphan

30/04/2007 09:47:35 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé continua investindo na pesquisa sobre a cultura e as tradições do município, os chamados bens imateriais. Quatro pesquisadores fizeram na última semana um curso sobre o assunto promovido por profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde fizeram reciclagem sobre as técnicas de levantamento de dados.

- O curso foi muito bem vindo. Nossa equipe aprendeu a trabalhar de forma mais positiva e moderna na pesquisa sobre a nossa cultura. Um dos pontos abordados foi que o pesquisador pode orientar no processo para ajudar a manter as tradições, mas nunca interferir nas manifestações culturais, disse o secretário Ricardo Meirelles, lembrando que este processo foi feito com a festa de Santo Antônio, em Glicério, que desde o ano passado está conseguindo resgatar suas raízes religiosas.

O grupo trabalha na Comissão de Preservação de Bens Culturais de Natureza Imaterial, que ajuda a divulgar a cultura popular. A Comissão está desde o ano passado registrando em todo o município, as festas folclóricas, cultos religiosos tradicionais, culinária típica, espaços públicos para práticas culturais coletivas, cantos e danças. A Comissão já resgatou tradições como o Enterro do Boi, que acontece todo ano na quarta-feira de Cnzas, no distrito do Frade.

O primeiro trabalho desta comissão está direcionado às celebrações do mês de junho: Festa de São Pedro, Festa de São João e Festa de Santo Antônio, tradicionais em Macaé. Inicialmente foi feito um levantamento documental – fotográfico, audiovisual e bibliográfico - destas celebrações para a reunião do maior número de informações, buscando subsídios para o inventariamento das mesmas. As informações preliminares foram coletadas em acervos diversos, públicos e privados.

O trabalho inclui o trabalho de campo e recolhimento de depoimentos orais. Os interessados em colaborar com registros referentes a estas celebrações podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone – (22) 2759-2441 ou fazer uma visita ao Solar dos Mellos. “A participação da comunidade é essencial para o desenvolvimento do trabalho desta comissão e todos os documentos referentes às festas são importantes fontes históricas para Macaé”, disse o secretário.