logo

Pesquisadores do Macaé Cidadão começam trabalho na serra

18/05/2007 17:34:36 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A equipe de pesquisadores do programa Macaé Cidadão chega à região serrana, na próxima quarta-feira (23). A coleta de dados para pesquisa domiciliar começará nos distritos de Glicério e Trapiche, simultaneamente. Para alertar os moradores, a equipe do Macaé Cidadão colocará cartazes em bares, restaurantes e lojas do comércio local.

Segundo Amélia Guedes, coordenadora do Macaé Cidadã, uma outra equipe de pesquisadores ficará na sede do município para concluir os trabalhos nos setores administrativos 01 (Imboassica, Lagoa, Vale Encantado, Granja dos Cavaleiros, Glória, Cavaleiros) e 04 (Centro, cajueiros e Imbetiba).

Amélia conta que vão atuar na serra macense 14 pesquisadores e dois supervisores.

- Manteremos pesquisadores na cidade, fazendo a coleta de dados nas residências agendadas – explica a coordenadora.

Conforme explica Amélia, o agendamento foi a forma encontrada pelo Macaé Cidadão para garantir a visita a todos os domicílios. Segundo ela, no início dos trabalhos muitos moradores não estavam em casa no momento da visita do pesquisador. Por isso, houve a necessidade de fazer o agendamento.

A pesquisa domiciliar, de acordo com a coordenadora, serve de base para a implantação de projetos da prefeitura, assim como é usada como consulta por instituições e universidades. Os dados colhidos na última pesquisa realizada em 2001/2003 resultaram também em dois livros editados pelo programa Macaé Cidadão. O primeiro “Exclusão Racial – Um mapeamento das desigualdades Étnico Raciais no município de Macaé” e o segundo livro “Exclusão Social Desenvolvimento Humano – Um mapeamento das desigualdades e do desenvolvimento – Sócio Econômico de Macaé”. As duas obras fazem uma leitura sociológica dos dados obtidos pelo programa.

- Esse é um retorno à comunidade pela administração municipal com transparência dos resultados revelados na pesquisa domiciliar - adianta a coordenadora do Programa Macaé Cidadão.