Pesquisadores do Programa Macaé Cidadão já visitaram 7.041 unidades, no setor administrativo (SA) 01 (Imboassica, Lagoa, Cavaleiros, Granja dos Cavaleiros e da Glória), no SA 04 (Centro, Imbetiba e Cajueiros) foram 10.611 unidades. Esses foram os últimos dados preliminares divulgados pelo Macaé Cidadão, responsável pela pesquisa domiciliar iniciada em maio de 2006, na Ilha Leocádia.
No SA 01 foram entrevistadas 7.543 pessoas, uma média de 3,05 de moradores por domicílio. Já no SA 04 os pesquisadores entrevistaram 10.238 pessoas, média de 2,95 moradores por moradia.
A coleta de dados é realizada em domicílio e nos estabelecimentos comerciais e já foi realizada em vários bairros da cidade. Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a receptividade dos moradores tem sido boa, e ajuda no trabalho de coleta de dados.
- Como na pesquisa realizada anteriormente, os dados servirão de base para projetos sociais na área da educação, saúde, meio ambiente, para a população.
Além disso, a pesquisa domiciliar definirá o perfil populacional. Através da pesquisa, os moradores têm a oportunidade de sugerir serviços e solicitar melhorias para seu bairro, pois todas as informações são registradas pelos pesquisadores -, conta a coordenadora.
Cada questionário contém 170 perguntas, divididas em vários segmentos como saúde, educação, meio ambiente, trabalho e infra-estrutura. A previsão do Macaé Cidadão é concluir todo levantamento ainda no primeiro semestre deste ano. Amélia lembra que todos os pesquisadores estão uniformizados com a camisa do Macaé Cidadão, crachá com os dados do pesquisador e o telefone do programa. Quem tiver dúvidas é só ligar para o Macaé Cidadão, nos telefones 2757-2408/ 2772-2445 / 2772-2295.