logo

Pesquisadores são treinados para iniciar a pesquisa domiciliar

05/05/2006 15:17:37 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Profissionais que participarão da pesquisa domiciliar do programa Macaé Cidadão estão desde o último dia três em treinamento no auditório do Paço Municipal. A pesquisa até segunda quinzena deste mês. O objetivo é coletar dados para o planejamento de projetos sociais da prefeitura. As informações recolhidas pelos pesquisadores ficarão no banco de dados do Macaé Cidadão e poderão ser utilizados por qualquer cidadão, órgão ou empresa.

Para a pesquisa desde ano, foram recrutadas cem pessoas. “Os pesquisadores visitarão todos os domicílios de Macaé, a começar pelo setor administrativo 05 (bairros da Barra de Macaé) e o 06 (Lagomar) e posteriormente os demais setores administrativos, explica a coordenadora do Programa Macaé Cidadão”, Amélia Guedes.

O formulário contém 170 perguntas que vão desde tipo de casa, o tipo de pavimento da rua onde a residência está situada ao meio de transporte utilizado até o seu trabalho. Amélia lembra que todas as informações prestadas ao pesquisador terão caráter confidencial e serão utilizadas exclusivamente na preparação de cadastro e de indicadores temáticos.

A coordenadora do Macaé Cidadão pede que o cidadão receba bem o pesquisador. Segundo ela, todos estarão uniformizados com uma camisa do Macaé Cidadão e com um crachá com o nome, número dos seus documentos e ainda o telefone do Programa.”Se alguém tiver alguma dúvida é só ligar para o Macaé Cidadão”, diz.

De acordo com Amélia, o trabalho do pesquisador será acompanhado pelo coordenador/supervisor da pesquisa. “As informações serão colhidas do chefe do domicílio, e na ausência deste, ao cônjuge”, relata a coordenadora. Mas, ela adianta que, caso o entrevistador não encontrar no domicílio pessoa qualificada pra prestar informações, ele combinará o retorno em outro dia e hora para realizar a pesquisa.