logo

Peti apresenta Sarau de Poesias Carlos Drummond de Andrade

12/12/2007 11:53:34 - Jornalista: Equipe Secom

Ensinar através da arte e da cultura são práticas adotadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado à Secretaria Executiva de Infância e Juventude (Sinjuv). Nesta quinta-feira acontece às 9 e às 15 horas o Projeto Sarau de Poesias Carlos Drummond de Andrade, na própria sede do Peti, na Fronteira. Os autores mirins irão interpretar poesias próprias inspiradas na obra do escritor Carlos Drummond de Andrade e declamar poesias do poeta.

Segundo a coordenadora do Peti, Viviane Menezes, o objetivo deste projeto é envolver os alunos em atividades de leitura, ampliar conhecimento sobre a obra do consagrado poeta Carlos Drummond de Andrade, além de incentivar a arte de escrever e declamar poesias.

- O Projeto Sarau de Poesias Carlos Drummond de Andrade foi lançado no início de novembro e terá sua culminância nesta quinta-feira. Estamos muito felizes com o resultado deste projeto. Realmente é contagiante ver a alegria das crianças e adolescentes ao declamar as poesias inspiradas em Drummond - contou Viviane Menezes.

Um pouco de Drummond ...

O nome de Drummond está associado ao que se fez de melhor na poesia brasileira. Pela grandiosidade e pela qualidade, sua obra não permite qualquer tipo de análise esquemática. Para compreender e, sobretudo, sentir a obra desse escritor, o melhor caminho é ler o maior número possível de seus poemas.

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond. Sua principal característica literária é a individualidade e a tendência contraditória. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.

Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.