Peti Fronteira realiza Torneio de Iô Iô para 30 crianças

07/07/2010 15:37:18 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

Brincadeira de criança promove integração pedagógica

O que era só uma brincadeira de crianças transformou-se em um evento que tem um brinquedo como a grande atração. É o primeiro Torneio de Iô Iô que está sendo realizado pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do bairro Fronteira, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), nesta quarta-feira (7), com participação de 30 crianças atendidas no programa.

O orientador pedagógico, Douglas Fontes, disse que o Peti Fronteira resolveu aproveitar que muitos meninos e até meninas estavam levando iô iô para as aulas para usar a brincadeira como integração pedagógica, de forma que pudesse trabalhar a competitividade, psicomotricidade e a socialização das crianças durante uma competição.

- Foi assim que veio a ideia do torneio, realizado junto com a Educação Física do Peti, que tem à frente o professor Thiago Ferreira. Primeiro ele se informou como funciona um torneio de iô iô e já vimos que está sendo um sucesso entre a criançada, com bom aproveitamento do tempo delas no programa. Algumas estavam perdendo a concentração nas aulas por causa da brincadeira com o iô iô e, por isto, resolvemos fazer o torneio, porque é o momento de elas mostrarem o que sabem e gostam de fazer com o brinquedo que deve ser usado no tempo livre, explicou Fontes.

O jogo de iô iô exige habilidade, criatividade e técnica para fazer os truques e manobras de um bom jogador. Segundo o orientador pedagógico, a modalidade escolhida para o torneio do Peti foi a mais simples: Freestyle, para iniciantes. Os três primeiros colocados vão receber medalha simbolizando ouro, prata e bronze e uma caixa de bombom.

- A premiação é importante para incentivar as crianças e estimular a competição, já que a vida é competitiva em todos os momentos. Todos têm que aprender a ganhar e a perder, e esse torneio vai contribuir para isso, destacou Douglas Fontes.

Entre os participantes do torneio está Gabriel Silva Santos, 12 anos, estudante da 5ª série:

- Achei muito legal um torneio de iô iô para nós do Peti. Muito bom mesmo. Espero ganhar uma medalha, disse, sem parar de praticar as manobras.

Quem não sabe, existe até Associação Brasileira de Iô Iô – fundada em 2002 e responsável pela organização do esporte no Brasil -, campeonato brasileiro e site (www.ioiobrasil.org). Este ano, o Campeonato Freestyle aconteceu em 22 de maio, em São Paulo, quando os melhores jogadores de iô iô do Brasil disputaram uma vaga para a final no Campeonato Mundial que será realizado em agosto próximo, nos Estados Unidos.

História – De acordo com o site da Associação Brasileira de Iô Iô, o brinquedo é um dos mais antigos e fascinantes do mundo. A sua origem é um mistério, mas há de vários tipos: rústicos de barro, metal, plástico, madeira e os mais modernos com engrenagens e uso da tecnologia feitos de aço, alumínio e policarbonato. É popular também entre os adultos de todas as idades.

A evolução do iô iô não acontece somente nos materiais utilizados na sua confecção, mas também nos truques e manobras que sempre viram mania entre as pessoas que aderem ao esporte.


Conheça o Peti Fronteira

O Peti Fronteira é coordenado por Viviane Menezes, cuja equipe é composta, além do orientador pedagógico Douglas Fontes e do professor de Educação Física, Thiago Ferreira, também pela assistente social Verônica Klein, a psicóloga Cristine Maia e 12 monitores.

O programa funciona em Macaé há cinco anos, em parceria da prefeitura com os governos estadual e federal. Visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades sócioeducativas. Cada família recebe bolsa mensal por criança assistida.

Os trabalhos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos dois turnos, manhã e tarde, com período complementar ao do ensino regular. É a jornada ampliada que trabalha com as seguintes atividades: culinária, arte, cidadania, meio ambiente, educação física, recreação e capoeria. O Peti-Fronteira está localizado à praça do bairro e o telefone é (22) 2763.0152.



Fotos Relacionadas