logo

Peti Macaé ganha Oficina de Arte Tarsila do Amaral

08/02/2008 17:00:41 - Jornalista: Equipe Secom

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Macaé, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Executiva de Infância e Adolescência (Sinjuv), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), inaugura a Oficina de Arte Tarsila do Amaral, no dia 12, às 16h, em sua própria sede. A oficina nasce com o propósito de desenvolver todos os tipos de expressão artística e, segundo a coordenadora do Peti, Viviane Menezes, o objetivo principal é dar continuidade aos trabalhos de arte já desenvolvidos pelo Peti, porém com atenção especial às artes plásticas.

- Foi através da reprodução das obras da artista plásticaTarsila do Amaral que os nossos alunos nos surpreenderam no ano passado. O Projeto “Recriando Tarsila” possibilitou tornar um sonho realidade, conta Viviane.

A Petrometal, empresa que patrocinou o projeto e organizou o leilão de telas dos artistas mirins do Peti, em dezembro do ano passado, foi a grande incentivadora deste projeto. Através da venda dos ingressos para o leilão e do arremate das telas, foi possível criar a oficina, que irá trabalhar expressões artísticas, entre dança, música, artes cênicas e plásticas, bem como também ensinará artesanato.

A volta às aulas está marcada para o dia 13 de fevereiro, juntamente com o início do ano letivo escolar. Todos os dias os alunos do Peti participarão de oficinas variadas com o intuito de tornar as aulas mais estimulantes. São oficinas de leitura que auxiliam no reforço escolar; de recreação que promovem atividades com jogos lúdicos; de educação física que reforça a importância do esporte; de culinária que ensina a arte de cozinhar; de ética e cidadania que trabalha o resgate dos valores morais, de artes que valoriza a cultura e de artesanato que auxilia na capacitação profissional. Além disso, os alunos também têm aulas de capoeira.

O Peti atende a 90 crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos, dos bairros Fronteira e Nova Holanda, que vivem em áreas de risco social. O programa vem desempenhando um papel fundamental na formação educacional, cultural e profissional dos assistidos. Sua sede fica Praça dos Servidores, s/nº, Fronteira – Barra de Macaé.