Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da secretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) de Macaé retornaram suas atividades na última semana. Além de receberem aula de reforço escolar, os alunos têm aulas de cidadania e meio ambiente.
A secretária da Sinjuv, Viviane Vitorino, ressalta que o programa – que tem o objetivo de tirar as crianças em risco de vulnerabilidade social da ociosidade - faz parte das ações de política social do município. “Estamos investindo no potencial e no desenvolvimento da criança e do adolescente”, frisou.
A coordenadora do programa, Viviane Menezes acrescenta que atualmente 100 crianças entre sete e 14 anos fazem parte do Peti. Elas recebem uma bolsa de R$ 25 do Governo Federal. Ela acrescenta que vem buscando parcerias com a Fundação Macaé de Cultura através do projeto Art Luz para que sejam ministradas aulas de dança e com a Catalúnya em Missão para aulas de informática.
A coordenadora ressaltou ainda que os assistidos que completam 14 anos são encaminhados para outros programas sociais do município. “Procuramos incentivar a freqüência através de atividades culturais com passeios e festas temáticas”, falou. A próxima festa será na semana da Páscoa, quando serão realizadas gincanas, oficinas de arte, teatro e a tradicional caça aos ovos de chocolate.
Os assistidos pelo programa freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes das aulas é oferecida a garotada um café da manhã. Eles também tomam banho, almoçam, escovam os dentes e vão para a escola. Na parte da tarde, eles são recebidos com almoço, lanche e já vão para casa com banho tomado.
Durante o período que passa na instituição, a garotada tem aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.
A secretária da Infância e Juventude, Viviane Vitorino lembrou que o Programa Social Juventude Assistida, sancionada pelo prefeito Riverton Mussi em janeiro deste ano, que atenderá 120 jovens entre 14 e 18 anos já esta na fase de seleção. Foram quase 30 dias de inscrições. Agora uma equipe multidisciplinar está fazendo a seleção e as visitas domiciliares.