O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) promoveu nesta sexta-feira (29) na unidade da Fronteira, o projeto “Peti contra a dengue”. O projeto é fruto da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O viés do encontro foi a palestra sobre a dengue, com o biólogo do CCZ Fernando Mancebo de Azevedo, abordando aspectos preventivos, combate e sintomas da doença.
- Queremos sensibilizar as crianças assistidas pelo programa, sobre a doença, que tem feito cada vez mais vítimas em todo o país, lembrando que a prevenção é sempre o melhor caminho-, explica o biólogo.
Durante a palestra, as crianças tiveram demonstrações práticas, ganharam panfletos, conheceram a biologia do inseto, viram fotos, larvas, participaram com perguntas e as que acertaram ganharam brindes.
O foco da palestra nas crianças também tem outro objetivo importante, como informa o coordenador geral do Peti, Douglas Fontes.
- Além da conscientização sobre a dengue, as crianças agem como multiplicadores, disseminando o que aprenderam aqui, como evitar e combater a dengue, para outras pessoas. Esse projeto é da oficina do meio ambiente, que tem como educadora, Verônica Conceição Barbosa-, informa Douglas.
O Peti é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, e propicia um conjunto de ações socioeducativas e sociofamiliares, que integram as crianças com a sociedade, promovendo novos conhecimentos. O programa funciona em Macaé há cinco anos, em parceria da prefeitura com os governos estadual e federal. O objetivo é erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola.