Trinta e um alunos aprendem pintura em tela gratuitamente no salão da Igreja São José Operário, graças ao projeto Art Luz, da Fundação Macaé de Cultura. As aulas acontecem as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Segundo a professora Josilene Nascimento ainda há vagas e os objetivos do curso que ministra são: levantar a auto-estima, livrar as pessoas da depressão, promover a inclusão social, aumentar a concentração e melhorar a coordenação motora.
De acordo com Josilene, nas aulas há aprendizagem de técnicas para promover os estilos acadêmicos impressionista, abstrato, moderno, expressionista e misto. O material utilizado pelos aprendizes – tela, tinta, pincel, cavalete e paleta – é oferecido gratuitamente pela prefeitura.
Doze crianças, com idades entre sete e quatorze anos, participam do curso, onde aprendem técnicas de papelagem. Utilizam jornais, papelões, colas e tecidos. “Quando elas adquirirem experiência, trabalham com telas também”, avisa Josilene. Em junho, haverá exposição aberta ao público.
Para o operador de telemarketing, James Batista dos Santos, de 34 anos, as aulas são muito produtivas. Já pintou cinco quadros em cinco meses de curso. “Em meu estilo há paisagens e pinturas que retratam figuras detalhadas”, explica. Já Maria de Lurdes da Silva Vieira, de 67 anos, a mais idosa nas aulas de pintura, diz que está gostando muito do curso e quer continuar fazendo este trabalho artístico. Os interessados podem ir à Igreja São José Operário, nos dias das aulas, entre 9h e 11h ou entre 13h e 15h.