Foto: João Barreto
Os moradores contaram com diversos serviços como corte de cabelo e realização de testes rápidos
A equipe do Programa IST/Aids, da Secretaria de Saúde esteve presente, nesta quarta-feira (29), numa ação conjunta com a Associação de Moradores da Piracema, visando orientar a comunidade sobre o controle e prevenção da transmissão de doenças como sífilis congênita, prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e Aids.
Os moradores também contaram com outros serviços como, corte de cabelo, confecção de currículo, distribuição de preservativos, realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatites. Para a criançada, haverá apresentação de capoeira e brincadeiras no pula-pula.
Para o presidente da associação, Rafael Azevedo, essa é a oportunidade dos moradores encontrarem diversos serviços em um único local. "Além de contar com a colaboração do setor público, alguns comerciantes e moradores também estão ajudando com a logística. Estamos buscando trazer outros serviços que atendam os anseios da comunidade", frisou.
Um dos colaboradores, o comerciante Felipe Augusto Wenderrochy, contou que sempre está contribuindo com ações voltadas para atendimento da comunidade. "Tenho um espaço ao lado do meu comércio que esta disponível, inclusive para cursos de qualificação para os nossos jovens", disse.
A coordenadora do Programa IST/AIDS, Sandra Barcelos reforça que o programa vem fazendo um trabalho itinerante. "Ao longo do ano iremos levar os nossos serviços para os bairros e também na área central, em locais de grande circulação de pessoas", ressaltou.
Os aposentados Pedro Francisco Timóteo e Rosália das Neves estiveram presentes na ação e aproveitaram para tirar suas dúvidas. Além de visitar o estande do programa, Pedro cortou o cabelo. "Muito bom, ter essas oportunidades perto de casa", comentou.
O programa
O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro, das 8h às 17h. Para realizar testes basta procurar a sede ou fazer contato pelos telefones: 2796-1704 ou 2796-1794. O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e médicos.