Piry Reis: 25 anos de carreira serão comemorados no Solar dos Mellos

01/12/2006 09:25:41 - Jornalista: Simone Noronha

Dando inicio às comemorações de 25 anos de carreira do compositor macaense Piry Reis, a Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico realiza no próximo dia 14, às 20h, no Solar dos Mellos, o projeto “Poesia em processo”, do compositor Geraldo Carneiro e da atriz Sandra Bonadeus, que desenvolvem experimentos entre poesia brasileira e encenação teatral. O projeto “Piry Reis – Compositor brasileiro” culminará em 2007 com grande show trazendo para Macaé artistas do cenário brasileiro e internacional que gravaram e participaram do trabalho do compositor.

Na mesma noite acontece, o lançamento do livro “Balada do Impostor” do poeta, tradutor, dramaturgo e roteirista de cinema e TV, Geraldo Carneiro, autor de mais de 200 letras, escritas para canções de Egberto Gismonti, Astor Piazzolla, John Neschling, Francis Hime, Piry Reis, Wagner Tiso, entre outros. Geraldo Carneiro é um dos primeiros e mais íntimos letristas de Piry Reis.

Piry Reis nasceu no distrito de Glicério, e além de compoisitor, é também arranjador e cantor. Seu primeiro trabalho gravado foi "Vocês querem mate?", produzido por Roberto Quartin e lançado em 1970. Nesse disco, Piry contou com as participações de Geraldo Carneiro no piano, Wilson das Neves na bateria e Paulo Jobim e Danilo Caymmi nas flautas.

Em 1981, Elza Maria no disco "Entra na rosa" gravou "Clareou", de sua autoria em parceria com o poeta Xico Chaves. No ano seguinte, Beth Goulart, no disco "Passional", interpretou "Polichinelo", parceria com o poeta Geraldo Carneiro. Em 1984, Piry Reis lançou mais um disco, "Caminho do interior", desta vez pelo selo Carmo (de Egberto Gismonti) com distribuição da gravadora EMI-Odeon, no qual interpretou de autoria de Geraldo Carneiro "O sol na janela", além de outras músicas de sua autoria.

No ano de 1986, no disco "Rio zero-grau", pelo selo Carmo, interpretou "Jardim de Alah", "Marinheiro do sol", "Fim de folia", "Arte de amar" e "Polichinelo", todas em parceria com Geraldo Carneiro, além de "Alma delta" (c/ Moema Campos) e "Thereza", só de sua autoria, entre outras.