logo

Pista auxiliar a Linha Verde é liberada ao trânsito

04/05/2016 17:00:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

O objetivo é dar mais agilidade ao trânsito no local

A nova via auxiliar, que será um complemento à Linha Verde e vai tornar possível o trânsito entre o Trevo da Aluísio da Silva Gomes até as proximidades do Trevo do Dubai sem que seja preciso acessar a via expressa, recebeu a sinalização necessária e foi liberada a partir desta quarta-feira (4). O objetivo é que se dê mais agilidade com segurança neste que é um dos trechos mais movimentados naquela região.

O novo trecho possui aproximadamente 850 metros de extensão, com pista dupla, além de sinalização vertical e horizontal. Como o traçado da nova via auxiliar inclui a passagem próxima a locais em que futuramente funcionarão um condomínio residencial e um hospital, além da sinalização vertical e horizontal que já está implantada, foram instaladas ainda lombadas (quebra-molas) para maior segurança dos pedestres que precisarem fazer a travessia.

Em cumprimento a Lei 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana), que atribui aos municípios a implantação de políticas que contribuam para uma mobilidade sustentável, entre elas, o estimulo à utilização do transporte não motorizado, já foi sinalizada também a área que será reservada a circulação de ciclistas neste trecho. A ciclofaixa também está recebendo toda a sinalização exigida por lei para que os ciclistas possam circular com segurança.

Fiscalização - A Secretaria de Mobilidade Urbana realizou esta semana a instalação de novos radares na Linha Verde. Os novos equipamentos de fiscalização ficam nas proximidades do trecho em que o novo hospital está sendo construído, próximo ao Trevo do Dubai. Após a conclusão da instalação dos dispositivos e da sinalização indicativa da velocidade regulamentada para o trecho, a previsão é de que o mesmo passe a funcionar em caráter de teste, pelo menos, durante uma semana.

O limite de velocidade estabelecido para a Linha Verde é de 60 km/h. No entanto, após a instalação dos novos pontos de fiscalização, a velocidade no trecho será reduzida para 50 Km/h. O objetivo é, em especial, disciplinar o comportamento do motorista e coibir o excesso de velocidade neste trecho, para garantir, desta forma, mais segurança aos condutores que forem acessar a via expressa após a saída da pista auxiliar.

Além da sinalização vertical, com placas indicando os limites de velocidade e a presença dos equipamentos, o local também receberá a sinalização horizontal com indicação da fiscalização eletrônica. Esta sinalização foi definida como padrão para as demais vias em que os dispositivos auxiliam na regulamentação da velocidade dos veículos.

- É importante que os condutores entendam que devem respeitar a velocidade ao longo de toda Linha Verde e que o equipamento de fiscalização eletrônica é apenas mais um meio para garantir a segurança viária. É esta conscientização que evita acidentes -, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Velocidade – O artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as multas dependem da velocidade excedida pelo condutor com relação aos limites determinados. Desta forma, a partir do momento em que os equipamentos passarem a funcionar de forma efetiva, o motorista que for flagrado no trecho trafegando transitando em velocidade superior à permitida em até 20% nas rodovias estará cometendo uma infração de natureza grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 127,69.

Já quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20%, a infração é gravíssima. São sete pontos na CNH e a multa prevista é de R$ 574,62, além da suspensão do direito de dirigir e do recolhimento do documento de habilitação.