logo

Planalto da Ajuda ganhará reformas na praça e no campo de futebol

30/08/2006 15:02:28 - Jornalista: Janira Braga

Reforma da praça central com construção de uma sede administrativa, nova iluminação e reestruturação do campo de futebol. Essas foram algumas obras anunciadas pelo prefeito Riverton Mussi para o bairro Planalto da Ajuda, durante reunião na noite de segunda-feira (28), com cerca de 60 moradores na Igreja Batista local. Riverton, que estava acompanhado de parte do seu secretariado, informou ainda que o Bairro Cidadão – projeto integrado das secretarias e sociedade civil onde são disponibilizados serviços diversos - será realizado no bairro.

- Faremos a licitação para a reforma da praça e vamos trazer o Bairro Cidadão para o Planalto da Ajuda. A prefeitura adquiriu uma área no Jardim Carioca onde será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto para atender os bairros próximos – afirmou o prefeito.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, que também participou da reunião, informou que o campo de futebol do Planalto da Ajuda será reformado e terá uma estrutura melhor com vestiário, melhor iluminação, entre outras intervenções. Já a praça ganhará alambrado, uma área de lazer maior, além de técnicas de paisagismo e jardinagem.

- O Planalto da Ajuda também fará parte do projeto do governo municipal da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, os temporizadores só vão acender na hora que escurecer com o sistema de foto-célula. Toda a capacidade de fiação será avaliada. Trata-se de um eficiente modo de iluminação no qual vamos usar lâmpadas melhores e luminárias modernas – detalhou o secretário de Obras.

O presidente da Associação de Moradores do Planalto da Ajuda, Roberto Paiva, destacou que a reunião direta com a comunidade é fundamental para o poder público municipal conhecer em campo todas as necessidades dos moradores. “O prefeito apresentou bons projetos, o encontro foi ótimo”, disse.

FALTA D’ÁGUA - A maior reclamação dos moradores foi a carência no abastecimento de água do Planalto da Ajuda, de responsabilidade da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), vinculada ao Governo do Estado. “Na minha casa não cai água há muito tempo. Toda semana gasto de R$ 25 a R$ 30 com carro-pipa para que eu, meu esposo e meus dois filhos possamos sobreviver. O problema é que meu esposo ganha um salário-mínimo por mês. Acho um absurdo o tratamento que a Cedae dá aos moradores de Macaé”, disse a dona-de-casa Danúbia Nunes, de 25 anos.

A dona-de-casa Nilda Nascimento da Silva, de 53 anos, reclamou também da falta de água. “Moro há nove anos no bairro e nunca caiu água na minha casa. Tenho que lavar roupa na casa dos outros”, disparou. Já a moradora Marli do Nascimento, de 39 anos, afirmou que nesta semana vai ao Procon reclamar da Cedae, já que a conta de água chega normalmente em sua casa todos os meses. “Eu pago porque queria ter água, mas eles não mandam nenhuma gota”, reclamou.

Para atender a emergência dos moradores, a prefeitura vai enviar uma equipe para instalar mais uma caixa de água comunitária no Planalto da Ajuda. Este foi o quarto bairro que o prefeito visitou dentro do projeto de encontro com associações de moradores. Os primeiros foram Mirante da Lagoa, Lagomar e Praia Campista.

O presidente da Federação das Associações de Moradores de Macaé (Famma), Edson Dias, também participou do encontro, além do presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, os secretários de Comunicação, Romulo Campos e de Saúde, Fernando Diogo e o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato Mariano.