logo

Planejando Macaé finaliza diagnóstico da cidade

28/10/2010 15:12:48 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Reunião aconteceu nesta quarta-feira

Em apenas quatro meses de trabalho, a equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner contratada pela prefeitura para o desenvolvimento do projeto Planejando Macaé, já concluiu o diagnóstico de toda a cidade. A próxima etapa será a realização de um Encontro Técnico interno, na primeira quinzena de novembro, coordenado pelas secretarias de Planejamento e Governo, para a discussão e apresentação dos principais projetos de estrutura urbana que estão em andamento e orçados pela prefeitura para os próximos anos. Também serão contempladas algumas propostas preliminares.

A meta do prefeito Riverton Mussi, ao implantar o Planejando Macaé, em julho deste ano, é apontar soluções e alternativas para os problemas do dia a dia de Macaé, como o trânsito e a infraestrutura urbana. A prefeitura de Macaé já montou a Equipe Técnica Municipal - grupo permanente de trabalho formado por profissionais de diversas áreas da prefeitura - responsável por subsidiar os arquitetos do urbanista Jaime Lerner com projetos e planos já existentes.
A partir do diagnóstico já elaborado, as equipes da prefeitura e da consultoria de Jaime Lerner estarão elaborando uma nova etapa do projeto que contempla propostas preliminares.

- Estaremos avaliando todas as ações já propostas que tenham interface para uma avaliação preliminar. Pela primeira vez, um governo municipal está realizando um projeto de planejamento urbano, da forma mais macro possível. Desde o final da década de 70 até hoje, o município teve um crescimento avassalador e sem diretriz de planejamento urbano. À medida que estaremos fazendo esse levantamento, estaremos realizando pequenas cirurgias, alinhando sua execução com esse ciclo de mudança que o município passa: de média para cidade de grande porte. Uma Macaé atual de quase 300 mil habitantes, e com uma parcela de responsabilidade dentro cenário econômico do estado do Rio de Janeiro, explicou o secretário de Planejamento e Governo, André Braga.

De acordo com Braga, essa busca pelo ordenamento urbano em um município que cresce acima da média nacional, não será observada num primeiro momento. “Mas serão ações pontuais que irão dar resultado na rotina do cidadão”, completa o secretário, acrescentando que os pontos principais serão a Mobilidade Urbana, o Tratamento Urbano e Visual e os símbolos do município.

Nesta quarta-feira (28), o secretário de Planejamento e Governo, o coordenador Técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Júnior Patrocínio, e os arquitetos da consultoria de Jaime Lerner, Igor Spanger e Fábio Domingos Batista, especialistas em Mobilidade Urbana, se reuniram para uma análise do andamento do projeto e discussão das próximas etapas.
- A equipe esteve até agora elaborando o diagnóstico do município que abrange o conhecimento da realidade, verificando em loco o que é possível para ser apresentado ao governo. Este estudo será aprofundado, onde estaremos elaborando uma análise estruturante viária, levantando pontos conflitantes, como a questão da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) para o encaminhamento de possíveis propostas de implantação. Também trabalhamos em paralelo com a questão da habitação. O crescimento do município é bem atípico e muito acelerado, daí a necessidade de se ter um direcionamento deste crescimento -, ressaltou Fábio Domingos Batista.

De acordo com o coordenador técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, as duas primeiras fases do Programa Planejando Macaé já foram concluídas pela equipe de consultores de Jaime Lerner e contemplam o reconhecimento do território e do conhecimento da realidade.

- Esse encontro técnico, proposto pelo próprio prefeito de Macaé, será para alinharmos as informações passadas pelos consultores com as propostas já licitadas e orçadas pela prefeitura. Será um encontro interno com a presença da Equipe Técnica Municipal, coordenado pela secretaria de Governo,onde serão discutidos e apresentados os principais projetos de estrutura urbana -, destacou Júnior Patrocínio.