A segunda etapa do Fórum Permanente de Educação Municipal, promovido pela Secretaria de Educação de Macaé, realizou, na quarta-feira (15), mais uma ampla discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV), no debate sobre “Valorização do Magistério”. O encontro, que aconteceu no Teatro do Sesi, teve caráter consultivo e foi uma das etapas para a II Conferência Municipal de Educação, prevista para o próximo ano.
A primeira etapa do fórum aconteceu no dia 1º de junho, quando cerca de 300 pessoas compareceram à Cidade Universitária para o debate. O comparecimento em massa para dar continuidade às discussões para ajustes no texto do PCCV foi elogiado pelo secretário de Educação, Guto Garcia:
- Parabenizo a todos pelo alto nível de discussão que teve esse Fórum. Tenho certeza que da forma que estamos conduzindo o fórum e os encontros nos nove pólos que também estão discutindo o documento, teremos dez documentos que servirão de modelo para o nosso PCCV que, futuramente, nos permitirá servir de modelo para outros municípios.
Para o secretário, é importante ouvir todos os representantes para que eles possam ajudar a melhorar o Plano de Cargos e Salários: “acho que o projeto só vai melhorar com esta discussão, pois quanto mais os interessados estiverem envolvidos neste Plano para valorizar o professor, para a prefeitura é bem melhor”, disse.
O coordenador do PCCV, Sol Gray, explicou que a proposta é que a mesma discussão do fórum acontecerá em polos, de onde também sairão documentos definitivos, que se juntarão ao documento produzido durante o fórum para discussão na comissão. O objetivo é que já em outubro, mês do professor, o plano esteja aprovado:
- A realização do fórum foi uma instância a mais para se discutir o PCCV e cumprir o desejo da Secretaria de Educação de construir o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério do estado. Tudo através de um processo democrático.
As escolas estão enviando os documentos e nas próximas semanas realizarão as reuniões por polo. Nos meses de agosto e setembro, serão consolidados os dez documentos junto à comissão para que, em outubro, seja encaminhado para votação na Câmara de Vereadores e possa vigorar a partir de 2012.