logo

Plano de Mobilidade Urbana é apresentado na Brasil Offshore

26/06/2015 10:17:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho

Ações a longo, médio e curto prazos são discutidas

O Plano de Mobilidade Urbana de Macaé foi apresentado, na Brasil Offshore, na tarde desta quinta-feira (25), pela professora da Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro (Coppetec/UFRJ), Eva Vider. O documento foi aprovado na Câmara de Vereadores, durante a terceira audiência pública, realizada em 22 de maio. A Coppetec/UFRJ trabalhou junto à prefeitura na elaboração do plano que atende às exigências legais (Lei 12.587) para obtenção de recursos federais. Esse instrumento propõe a estruturação da mobilidade da cidade sobre três grandes corredores para o transporte de pessoas e de cargas.

Nos primeiros meses da atual gestão foram iniciados os estudos para o indicativo de ações a longo (de seis a dez anos), a médio (de dois a seis anos) e a curto prazos (até dois anos). Entrevistas de origem distintas e levantamento volumétrico de trânsito (com dez pontos de contagem de tráfego) foram realizados e diagnosticaram um volume diário de 25 mil veículos, em hora de pico, entre Rio das Ostras e Macaé. Além de confirmar os grandes gargalos da cidade: a Ponte da Amizade, entre os dois municípios, e a Ponte Engenheiro Ivan Mundim, na Barra de Macaé. Todos esses estudos deverão ser revisados a cada cinco anos para que o plano seja atualizado.

A Secretaria de Mobilidade Urbana já implementa, de forma experimental, alguns indicativos dos estudos que apresentam resultados bem sucedidos. Mas o foco atual, com previsão de realização a curto prazo, é a concretização do Sistema Rápido de Transporte (SRT), o corredor rodoviário. Diversos outros projetos ainda em estudo foram apresentados. A prefeitura continua trabalhando para melhorar a estrutura de mobilidade urbana devido ao crescimento da cidade.


Fotos Relacionadas