Plano de Mobilidade Urbana será construído em parceria com a UFRJ

02/10/2014 17:14:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação - Mobilidade Urbana

A assinatura do contrato aconteceu na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte (FMTT), selou compromisso com a Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ) para a elaboração do novo Plano Municipal voltado para esta área. A assinatura do contrato aconteceu, nesta quinta-feira (2), às 10h, na sede da secretaria, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, Centro.

Através desta parceria, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana será construído com o objetivo de apontar, por meio de estudos e levantamentos técnicos, projetos que possam perpetuar pelos próximos anos de forma efetiva. Entre as possibilidades a serem consideradas neste novo plano estão grandes desafios para Macaé, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras.

Além da equipe da Mobilidade Urbana, à frente da elaboração do plano estarão a mestra em Engenharia de Transporte Eva Vider e o professor Giovani Manso Ávila, que atuará como coordenador do projeto. Ambos pertencem ao corpo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vão ser parte ativa na elaboração do Plano Municipal.

- Realizamos diversas reuniões para chegarmos a uma proposta de projetos para o desenvolvimento de Macaé nos próximos anos no que diz respeito à mobilidade urbana. E queremos deixar um legado e um direcionamento para uma cidade linda, saudável e próspera. Estamos, desde a primeira reunião, com a secretaria traçando o planejamento para promover o avanço de Macaé, que é uma cidade com características totalmente específicas. Por isso, o planejamento também é feito de forma específica, disse Eva Vider.

O professor Giovani Manso Ávila pontuou que Macaé precisa desenvolver seu potencial natural, turístico e logístico, tendo em vista a necessidade de atender a demanda futura prevista para a cidade:

- Macaé tem um potencial a ser explorado, visando o desenvolvimento a médio e longo prazos com qualidade de vida para as pessoas. E com a previsão da chegada do novo porto e da ampliação do aeroporto, por exemplo, a cidade precisará viabilizar o transbordo de cargas para atender a região. Creio que a cidade está no caminho certo ao desenvolver o seu Plano de Mobilidade Urbana, afirmou o coordenador.

Logo depois da assinatura do contrato, o grupo se reuniu novamente para alinhar e atualizar informações, em mais uma etapa da construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Após a conclusão de todas as fases, a previsão é de que o novo plano esteja pronto até abril de 2015.


Fotos Relacionadas