Propostas para agilizar a gestão administrativa municipal com resultados diretos para melhorar o atendimento da população é uma das metas da Câmara Temática de Sistema municipal de gestão integrada. Nesta quinta-feira (08) no Auditório do Paço Municipal da prefeitura de Macaé, a câmara reuniu secretários municipais e representantes de segmentos da sociedade para discutir demandas e encaminhar propostas para o Plano Diretor de Macaé. Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor participou do encontro.
A Câmara Temática de gestão integrada é coordenada por André Braga, secretário Municipal de Governo, que fez uma avaliação das principais necessidades da administração municipal. O secretário citou como fundamental uma reestruturação da administração pública direta e indireta do município e a integração institucional.
- Esse é um fator mais polêmico: se a estrutura que existe hoje – com esse número de secretarias, autarquias, empresas públicas e fundações – precisa ser revista ou remodelada. Precisamos discutir no Plano Diretor para apresentarmos propostas, para não termos uma máquina complexa e nem tão grande, explicou.
A agilidade dos processos internos que tramitam na administração pública municipal foi outro ponto apontado durante a reunião. “Desburocratizar faz parte desse processo. A Sala do Empreendedor, que deverá funcionar no Monumento ao Petróleo, na entrada da cidade, é uma forma de darmos respostas mais rápidas para àqueles que buscam agilizar a resolução de problemas”, disse Braga.
Como sugestão, o coordenador apresentou várias propostas de ações para serem discutidas: buscar maior dinâmica para desburocratizar as ações; revisão de processos internos; aumentar grau de satisfação e reduzir o tempo médio dos processos; mobilizar e sensibilizar os órgãos municipais, e outros.
Outro ponto levantado foi realização de programas de aperfeiçoamento e valorização das pessoas. Com um quadro de cerca de sete mil funcionários, a prefeitura, segundo o coordenador, precisa fazer florescer o orgulho de “ser servidor público”. “Para isso sugerimos a aplicação de cursos para desenvolvimento dos funcionários (gerentes), programa de prêmios e incentivos e cursos para qualidade do atendimento”, ressaltou o secretário.
Didonet lembrou que a trajetória de construção do Plano Diretor vem de encontro com uma série de reivindicações que são apresentadas em todas as câmaras: “Esse é o momento de fazermos críticas internas que resultarão em melhorias para o município. Temos que criar mecanismos para dar agilidade, eficácia e fluidez ao processo administrativo, integrando o trabalho de todos os órgãos municipais”, completou.