Acessibilidade como Temática do Plano Diretor, foi o tema apresentado pelo coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, nesta segunda-feira (29), durante o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé. O fórum foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Didonet explicou o que é o Plano Diretor e a metodologia e as etapas de elaboração da nova Lei que vai direcionar o crescimento de Macaé.
- Realizamos 38 oficinas de mobilização com as comunidades do município com o objetivo de sensibilizar e promover a participação efetiva da população na elaboração da nova Lei. Estamos atualmente discutindo os problemas da cidade de forma mais técnica, nas 10 Câmaras Temáticas do Plano Diretor, que vão apresentar as propostas para o plano. Vamos começar a partir desta terça-feira, as Oficinas de Trabalho com os delegados eleitos nas Oficinas de Mobilização, explicou Hermeto Didonet.
O coordenador do Plano Diretor ressaltou para a platéia presente ao fórum, que as Câmaras Temáticas de Desenvolvimento socioeconômico e cultural e de Mobilidade Urbana estão realizando diagnósticos com relação à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência no município.
Hermeto explicou que sinalizações, equipamentos urbanos, calçadas, transporte públicos, habitação, estão sendo estudadas para proporcionar que o portador de deficiência possa se integrar perfeitamente ao espaço urbano.
- 95% da população do município mora na cidade, no centro urbano. Por isso, a cidade tem que proporcionar uma qualidade de vida melhor para o cidadão. A prefeitura está finalizando as obras das casas populares no bairro da Ajuda, das 300 residências se serão entregues, sete foram construídas para pessoas com deficiência, enfatizou Didonet.
O coordenador do Plano Diretor lembrou que a sociedade e os conselhos municipais, devem participar não só do processo de elaboração da nova Lei, como também na sua implementação depois da aprovação pela Câmara Municipal.
Oficinas de Trabalho do Plano Diretor começam nesta terça
Durante 2005, a equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) realizou 38 Oficinas de Mobilização no município com o objetivo de sensibilizar e promover a participação efetiva da população na elaboração da nova Lei. Em cada oficina, foram eleitos delegados representando os setores administrativos do município que vão participar, a partir desta terça-feira (30), às 18h, das Oficinas de Trabalho para encaminhar propostas para a elaboração do Plano Diretor de Macaé. A primeira oficina será realizada na sede de praia do Clube Fluminense, nos Cavaleiros.
- As oficinas de mobilização foram realizadas para passarmos as informações necessárias para a população participar do processo de construção do Plano Diretor, levando o cidadão a pensar no seu bairro, localidade e na cidade visando melhorar a sua qualidade de vida. Esses delegados escolhidos nessas oficinas, vão discutir agora em novas oficinas, propostas mais concretas para serem incluídas na nova Lei, esclarece Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor.
A primeira Oficina de Trabalho abrange o setor Administrativo Azul, composto pelos seguintes bairros e localidades: Bairro da Glória, Cancela Preta, Jardim dos Cavaleiros, Loteamento Glória, Vivendas da Lagoa, Morada das Garças, Granja dos Cavaleiros, Vale Encantado, São Marcos, Novo Cavaleiros, Parque Nova Aurora, Balneário Cavaleiros, Imboassica, Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara, Sossego da Praia e Granjinha.
Só participam das oficinas os delegados eleitos durante as Oficinas de Mobilização realizadas no ano passado. A equipe da Cogeplad está convocando os delegados para que não deixem de comparecer à reunião.