A equipe técnica do Plano Diretor e da procuradoria-geral do município e o prefeito Riverton Mussi se reuniram nesta sexta-feira (15), no gabinete, para revisar o texto do anteprojeto do Plano Diretor e discutir os detalhes finais. O secretário de Comunicação, Romulo Campos, a procuradora Maria Auxiliadora de Moura Ferreira e o Coordenador-Geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet conversaram sobre a importância para a sociedade do novo plano.
O prefeito destacou que o Plano Diretor deve estar sintonizado com os recursos orçamentários do governo municipal e comentou a necessidade do planejamento estar alinhado à previsão orçamentária. A procuradora Maria Auxiliadora ressaltou que a audiência pública de segunda-feira (11), no Teatro Municipal, trouxe muitas informações.
- O Plano Diretor traça metas. À medida que forem sendo elaboradas as leis ordinárias para dar materialidade às propostas, serão consultados os relatórios das audiências – informou. O Coordenador-Geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet convidou a população para comparecer à segunda audiência pública do Plano Diretor, que será realizada na próxima terça-feira (19), às 9 horas, no Paço Municipal da prefeitura de Macaé. Ele frisou que as oficinas nos bairros do anteprojeto do Plano Diretor contou com a participação de 7,5 mil pessoas.
- O processo de elaboração do Plano Diretor de Macaé deu ênfase à participação popular, promovendo 32 Oficinas de Mobilização com as comunidades do município, reuniões com segmentos sociais, empresariais, de classe, entre outros. O fruto desse trabalho está no Anteprojeto que atende às necessidades da população apontadas nesses encontros. Agora, nas Audiências Públicas, é o momento em que população tem para avaliar o conteúdo do Anteprojeto do Plano Diretor e sugerir alguma alteração ou complementação, explicou o coordenador do Plano Diretor – afirmou Hermeto Didonet.
No Plano Diretor está contida toda a política de desenvolvimento e expansão de Macaé com detalhes das questões que envolvem os desenvolvimentos socioeconômico, humano, urbano, o meio ambiente, macrozoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo, sistema viário e todas as questões macro que envolvem o crescimento e o planejamento da cidade.