Foto: Ana Chaffin
O primeiro bairro a ser contemplado pelo projeto é o Lagomar, no dia 23 de setembro, com show de Max Badauê e banda
Inspirados no projeto Planejando Macaé, do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o Plataforma Cultural foi apresentado nesta quarta-feira, dia 14, no Centro Cultural Rinha das Artes, que oferecerá uma programação de atividades socioculturais em diferentes bairros de Macaé, com a participação das comunidades locais, a partir de várias diretrizes firmadas em conjunto com a prefeitura, empresas e sociedade civil. O primeiro bairro a ser contemplado pelo projeto é o Lagomar, no dia 23 de setembro, com show de Max Badauê e banda, às 21h. Os próximos bairros a serem atendidos são Aroeira e Centro.
Na próxima quinta-feira, dia 22, haverá uma reunião às 10h no Centro Cultural Rinha das Artes com o grupo de trabalho formado pela Fundação de Esporte e Turismo – Fesportur, Fundação Macaé de Cultura, as Secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Fazenda, Comunicação, representantes do Planejando Macaé, além dos artistas e representantes da sociedade civil, quando acontecerá a primeira assembleia para concluir a elaboração e aprovar o Instituto Plataforma Cultural.
Na ocasião, a coordenadora geral do projeto, Marilda Ormy, explicou que tem sido realizado por parte do grupo de trabalho um mapeamento com todos os artistas locais, assim como das empresas de cada bairro do município, para que o grupo de trabalho possa conversar com o governo e a sociedade civil para desenhar todas as etapas do projeto e posteriormente conversar com as empresas.
- Através da música, apresentaremos outros tipos de arte, como circo, poesia, teatro, dança e toda essa programação feita em parceira com as associações de moradores dos bairros contemplados pelo projeto. O projeto ainda valoriza os talentos locais e democratiza a oportunidade dos artistas mostrarem seu trabalho. Este projeto cuida dos artistas de Macaé, destacou a coordenadora.
As atividades de fundo serão representadas por shows musicais de acordo com o perfil psicográfico dos bairros do município. O presidente da associação de moradores do Lagomar, Wattila Clayton Rubier, o Tilinho, vê o projeto de forma muito positiva e de bastante necessidade para o bairro, principalmente por sua diversidade cultural.
- É muito importante esta parceria da prefeitura com a sociedade para levar projetos culturais nos diversos bairros do município, inserindo artistas locais e ao mesmo tempo envolvendo os moradores de cada comunidade, enfatizou.
O encontro contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada, produtores culturais, artistas locais e secretários municipais.
Feijoada na Rinha das Artes – no próximo domingo, dia 18, haverá uma feijoada no valor de 10 reais, a partir das 13h, com objetivo de arrecadar fundos para os espetáculos Romeu e Julieta, em novembro, e Sonho de uma noite de verão, em dezembro.
O Centro Cultural Rinha das Artes fica localizado à Rua Júlio Olivier, 633, Centro.