logo

Poesia Palavra Expressa homenageia Regina Céli Moreira Nunes

03/09/2007 17:22:40 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O Projeto Poesia Palavra Expressa, desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, da Fundação Macaé de Cultura, homenageará nesta terça-feira (04) a poetisa Regina Céli Moreira Nunes. Nos encontros quinzenais, a voz é explorada como suporte para os poemas. A proposta é “um mergulho nas palavras”, como sintetizam os organizadores. O evento acontecerá às 18h, no Café do Teatro Municipal. Haverá varais de poesia, recital e será aberto ao público, com entrada franca.

O objetivo do Poesia Palavra Expressa é desenvolver atividades voltadas para a comunidade para envolvê-la com a leitura. Regina Céli diz que se identifica com o tema deste semestre: “Sons da Terra”. Poesias de outros autores que perpassem por esse assunto também estarão expostas nos varais literários. Ela elogia o projeto que considera um estímulo para que os autores desconhecidos apresentem seus trabalhos.

Regina, que chegou a Macaé com oito anos, é carioca, mas se considera macaense de coração. Seu primeiro livro de poesias “Colheita do Coração”, lançado em 1996, é uma coletânea de sua produção desde a infância. “Eu quero a poesia livre. Vagando louca. Solta por aí. Não a quero prisioneira em páginas numa edição com capa e título. Vendida feito pão”, diz a autora no “Poema sem Título”, talvez ressaltando o papel dos recitais.

“Sou uma mistura de romantismo com realismo. Minhas rimas não são propositais, porque tenho o espírito muito livre. A métrica me amaria. Seria uma forma de me limitar”, sintetiza a autora. Com formação em literatura portuguesa, Regina ministrou cursos como o “Oficina da Palavra” e promoveu concursos de poesias e redação no município. Atualmente, trabalha em seu segundo livro, de poesias e crônicas, que deverá ser lançado no início de 2008.

Feliz com a homenagem, ela enfatiza que não poderia deixar de mencionar seus incentivadores: seu pai, Roberto Ferreira Nunes, e sua professora de literatura, irmã Eunice Grossi, já falecidos, além de Marialva Neto Gentil e Paulo Carvalho, patrocinadores de seu primeiro livro. Ela diz que gostaria que sua obra estimulasse outras pessoas a produzirem poesia, em especial, os jovens e as crianças. Segundo as coordenadoras do Poesia Palavra Expressa, Rosane Machado de Carvalho e Carla Pereira da Silva, alunos de literatura portuguesa dos colégios estaduais Mathias Neto e Luiz Reid confirmaram presença no evento.