
Foto: Divulgação
Seus poemas mais longos e interconectados propõem uma atenção concentrada por mais tempo, em um convite para ler o livro inteiro.
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé irá receber o poeta Pavel Zanesco Ferreira para o lançamento do seu livro Caroço. A noite de autógrafos será no dia 15 de dezembro, às 19h, com entrada franca. Professor de Inglês da Rede Municipal de Ensino de Macaé e da rede particular, o escritor carioca está há quatro anos em Macaé. Além da Licenciatura, passou por curso de Filosofia e se habilitou em Escrita Criativa. Pavel define a sua estreia como um rito de passagem.
Pavel Zanesco diz que não sabe se a poesia tem importância para mudar o mundo, mas que ela responde ao mundo e ao seu tempo. O autor destaca na obra o poema ‘Em um sofá azul’, por colocar em uma perspectiva inusitada o lugar em que ocupamos com o nosso corpo em relação ao espaço a nossa volta. Ele se inspira em poetas contemporâneas como Moema Viela e Ana Martins Marques e no romancista Evandro Affonso Ferreira.
“Sempre gostei de escrever. Acho que é uma forma de prestar atenção nas coisas, nas pessoas, no mundo que permite ver de maneira diferente (...) A característica deste meu primeiro livro tem a ver mais com a forma dos poemas do que com os temas: a vida, a morte, o corpo, a poesia... O título Caroço é porque trata-se de poemas mais longos do que os convencionais. Cada poema tem páginas. Em alguns momentos, se misturam com textos narrativos e trabalham com muitas imagens de coisas materiais: água, inseto, pedra, mão, casa”, descreve.
“Hoje há o desafio da atenção, que está muito diluída. Os meus poemas propõem uma atenção concentrada por mais tempo, mas acredito que seja mais fácil ler, porque há uma identidade entre eles. Fazem sentido um com o outro. É um convite a ler o livro inteiro. Me sinto muito privilegiado em fazer este lançamento em um espaço do Município”, salienta o poeta.