Conscientes da importância de manter o país sem paralisia infantil, a garotada macaense compareceu aos postos de vacinação no último sábado. De acordo com dados da secretaria Especial de Saúde de Macaé, a meta de imunizar 14.473 crianças entre zero e cinco anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi ultrapassada. Foram vacinadas no município durante a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite 15.972 crianças.
O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, lembra que o objetivo da campanha é manter erradicada a poliomielite no Brasil. “As vacinações em massa têm assegurado a ausência de notificação de casos no país desde 1989”, disse o secretário, ressaltando que a vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.
A gerente do programa de Imunização, Soraya Fernandes, avisa que a campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto. A vacinação está sendo feita nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas.
Este ano, a Secretaria de Saúde montou uma equipe itinerante que percorreu os hospitais públicos e particulares da cidade levando a vacinação. Soraya lembra que a vacina é rápida, segura e indolor, aplicada por via oral. A criança recebe duas gotinhas, o que corresponde a uma dose.