logo

Políticas Sobre Drogas: trabalho em parceria resgata vidas em Macaé

21/01/2016 15:28:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Maurício Porão

Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas atende no telefone (22) 2765-8700

A prefeitura, por meio da Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas (CGPOD) da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (20) o 4º Encontro de Mobilização Social. O objetivo é estreitar laços entre órgãos governamentais e instituições não-governamentais que prestam serviços de cuidado às pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas.

O encontro aconteceu às 15h, no auditório do Paço Municipal, na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 534, Centro. O público-alvo do trabalho integrado fornecido pelas instituições parceiras são pessoas que estejam em vulnerabilidade social, podendo estar em situação de rua.

- O encontro acontece cerca de uma vez ao mês e funciona para agregar forças em prol do bem. A troca de informações e experiências em relação aos projetos desenvolvidos fortalece o trabalho em rede. É fundamental construir bases para que não se desfaça ao longo do tempo -, ressaltou a coordenadora de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Magaldi.

A programação seguiu com apresentações das entidades parceiras, Pousada da Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Fazenda Esperança, comunidade fundada pela Igreja Católica.

O voluntário da Fazendo Esperança, Leandro Emerick, contou que é um ex-usuário de drogas e foi curado pela força da fé. “Hoje uso minha experiência para ajudar outras pessoas que querem mudar de vida. Apoio a obra porque é um bem que volta em dobro para mim. É preciso somar forças no município”, disse. Outro voluntário, que veio de São Paulo em missão para a Fazenda Esperança de Macaé, Henrique Marqueti, acrescentou que “poder servir, ajudar e ver a recuperação é uma alegria interior".

Também presente no encontro, Cláudio Trindade, da Igreja Batista Peniel, é voluntário no projeto Escola da Vida em aulas de jiu-jitsu, inglês, além de promover palestras educativas em escolas. “É gratificante ajudar e colher bons frutos, o apoio a instituições que atendem dependentes químicos também faz parte do nosso trabalho social”, comentou.

Cláudia Magaldi explicou ainda que, para somar nesta equipe, basta ter o desejo de ajudar ao próximo, independente da orientação religiosa. “Nosso foco é agregar a sociedade nesta causa, juntar parceiros em um único objetivo. O convite está aberto para todos que atuam em busca do bem”, frisou.

A Coordenação de Políticas Sobre Drogas conta com a parceria de diversas instituições: Igreja Pentecostal Ministério Voz Atuante, Igreja Metodista Central em Macaé, Paróquia Santo Antônio, Núcleo de Resgate Cultural Macaense – Reis, Igreja Batista Peniel, Projeto Renova Jovem, Movimento Iluminar, Missão Raabe, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, O Amor e o Caminho, Igreja Batista Jardim Nova Macaé, Igreja Metodista Praia Campista e Paróquia São Pedro.

O convite para outras parcerias está aberto. Os interessados que desejam contribuir com este trabalho devem ligar para a Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas, no telefone: (22) 2765-8700 – ramal 240, e buscar mais informações.

A prefeitura mantém a Pousada da Cidadania, que fornece abrigo temporário e atenção especializada de saúde, educação e assistência social ao morador em situação de rua, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho. A pousada possui setor de saúde, pedagogia, social e psicologia.

A Fazenda Esperança, da Igreja Católica, é uma comunidade terapêutica com cerca de 30 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos. Ajuda milhares de famílias, atualmente se encontra em 15 países do Ocidente ao Oriente. Seu trabalho é baseado em convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.