Foto: Maurício Porão
Coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro, profere palestra na 17ª Primavera dos Museus
A programação da noite desta quinta-feira (21) da 17ª Primavera dos Museus contou com a palestra “Políticas sociais para o público LGBTQIA+”, ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro. A palestra foi proferida no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.
A coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero falou sobre políticas sociais, a importância da efetivação delas para a inclusão social e uma sociedade igualitária. A diversidade e a construção da democracia, com apresentação de um pouco da memória, da história, marcos e a evolução da população LGBTQIA + e seus desafios foram pontuados por Tayse Marinho.
Ela acrescentou que as ações são desenvolvidas com base nas políticas públicas nacionais e estaduais LGBTQIA + e norteadas por leis, decretos, resoluções e pelo programa estadual Rio sem LGBTfobia. Na palestra, Tayse abordou sobre o primeiro registro de morte por homofobia no Brasil e esmiuçou a importância da discussão das políticas sociais.
- A Coordenadoria Geral de Políticas de Acesso e Gênero é um organismo da administração pública municipal, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem por finalidade criar, executar, acompanhar e avaliar as ações municipais de promoção à diversidade e cidadania LGBTQIA +, promovendo a execução de políticas públicas de inclusão, combate às desigualdades e as discriminações a esta população no município de Macaé – explicou Tayse no início da apresentação.
A estudante de Produção Cultural, Ana Lídia Bejoni, assistiu à palestra e comentou que a temática proporciona conforto para o público. “É um excelente trabalho essa iniciativa da apresentação porque traz conhecimento dentro da Primavera dos Museus organizada pela prefeitura”, expressou.
- As políticas sociais são aquelas políticas públicas voltadas para a oferta de bens e serviços básicos à população, nas áreas de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à dignidade e à infância e assistência aos desamparados - afirmou.