Polo de Cultura Fronteira será inaugurado na segunda-feira

29/05/2013 11:18:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró

A democratização da cultura é uma das propostas do governo, que através de polos culturais, levará a acessibilidade aos diversos bairros do município. O primeiro deles é o Polo de Cultura Fronteira, que será inaugurado na próxima segunda-feira (3), às 17 horas, pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) da prefeitura. Até o final do primeiro semestre funcionarão os polos do Flamenguinho (Miramar), Botafogo, Centro, e das escolas municipais Raul Veiga, Maria Isabel, Polivalente, Maria Letícia e Darcy Ribeiro. A implantação de outros Polos está sendo avaliada.


Para o Polo de Cultura Fronteira, localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, as inscrições já estão abertas, das 8 às 17 horas. A expectativa é atender 800 vagas entre diversas atividades, nos turnos da manhã e tarde, destinadas a crianças acima de cinco anos. Os documentos necessários para menor de idade são: cópias da certidão de nascimento, da identidade e CPF do responsável, comprovante de residência, declaração escolar, atestado médico e uma foto 3x4. Para os adultos é preciso cópia da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência, atestado médico e uma foto 3x4.

O espaço terá aulas de danças, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato, além de atividades físicas para os pais. As aulas começam a partir de terça-feira (4). Também é previsto jiu jitsu, formação de Coral de Mulheres e Orquestra de Berimbau.

O polo conta com sete salas, sendo duas para danças com piso de madeira apropriado, espelho, barra e sonorização, além de copa, cozinha, cinco banheiros, tenda na área dos fundos, onde funcionarão também algumas atividades, e materiais de ginástica. Foi realizada uma reforma estrutural e administrativa em todas as instalações físicas para adequar as necessidades das atividades.

A equipe é formada por servidores que já atuaram na comunidade. O espaço tem parceria com a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) para as aulas de percussão. De acordo com a coordenadora do Polo de Cultura Fronteira, Cristine Ximenes, a ideia é contribuir com a formação do cidadão. “A cultura faz parte da estrutura básica, assim como, outras vertentes”, acrescentou.

Mais - Em junho também será inaugurada a Escola Municipal de Dança que funcionará no Polo de Cultura Centro (Fluminense), em frente à Praça Veríssimo de Mello. As inscrições já estão abertas no próprio espaço, que foi adaptado para dança com piso de madeira e salas climatizadas.

Para os polos que funcionarão nas escolas municipais, a Fundação Macaé de Cultura, por meio da Emart, em parceria com a Secretaria de Educação, prevê a criação de orquestra estudantil. Além disso, terão atividades de acordo com a vocação de cada comunidade.

Segundo o presidente da FMC, Juliano Tannus da Fonseca, a intenção é estimular a formação por meio de uma educação cultural, assegurando a promoção da cidadania, além de estimular a manifestação cultural já existente em cada comunidade.