Foto: Divulgação
Exposição "Negros Conscientes" traz personalidades de sucesso no cenário brasileiro e internacional
O Polo de Cultura Fronteira iniciou uma série de ações culturais, antecipando as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Nesta quarta (16) foi aberta a exposição "Negros Conscientes" e, em seguida, houve uma Roda de Conversa sobre "Ser Negro".
Durante o evento, os participantes - alunos, pais e professores - apreciaram a exposição que mostrou vários negros de sucesso no cenário brasileiro. Na Roda de Conversa, a vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade Cultural e Racial, Zoraia Dias, abriu o diálogo sobre o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares - um escravo líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra.
Zoraia também destacou outras lideranças que fizeram história como o Carucango, personagem tradicional que representou a resistência e a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial. "Ele morreu em combate ao defender seu povo e comunidade. Sua desobediência e de seus liderados ao sistema escravagista representava também uma forma de inclusão e redução do abismo social", explicou.
- Carucango era um líder religioso. Um príncipe de Moçambique trazido para o Brasil como escravo. Ele liderava o Quilombo do Carucango, o maior que existiu no Estado do Rio de Janeiro e o segundo maior do Brasil, localizado na Serra do Deitado, região situada entre Macaé e Conceição de Macabu - completou Dorniê Matias, assessor da vice-presidência de Promoção Racial.
A roda de conversa seguiu com debates acerca da luta, da cultura, da formação da população negra na sociedade e suas contribuições nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. Os participantes citaram ainda as heranças culturais como a capoeira - expressão cultural que mistura luta, dança;cultura popular e música; culinária; artesanato, entre outras.
Na manhã desta sexta-feira (18), acontece um aulão de capoeira na escola Samuel Brust. No sábado (19), às 16h30, concentração do "Orgulho Negro", no Polo da Fronteira, com maculelê, samba de roda, puxada de rede e capoeira. Às 19h, será oferecida aos alunos do polo e aos apoiadores do evento, uma feijoada.