Foto: Arquivo Secom
Locais oferecem diversidade de cursos como música, canto e dança
Os polos de Cultura da Serra (Glicério), CriaSana (Sana), e o Polo de Cultura da Fronteira se preparam para o início das aulas no dia 4 de fevereiro. Os espaços culturais, esportivos e de convivência passam por obras de reparo e de manutenção até o início das aulas. Os coordenadores comemoram o percentual, que supera 90% de renovação de matrículas dos alunos de 2018. Este dado demonstra a satisfação com o trabalho oferecido pela Secretaria de Cultura de Macaé.
Devido à grande adesão dos cursistas do ano anterior, em todos os polos a maioria das novas vagas será aberta nas modalidades coletivas. As inscrições para as vagas disponíveis nos polos da Serra e da Fronteira terão início no primeiro dia de aula, 4 de fevereiro, presencialmente. Já o CriaSana divulgará a data para a matrícula e a disponibilidade de vagas para cada curso após uma reunião para balanço com os professores, que será realizada também no dia 4.
Serra
Num esforço para atender mais pessoas, o Polo da Serra abrirá novas salas de aula para a formação de turmas 2019. Também um novo curso, o de Artesanato, irá começar em fevereiro. Já são cerca de 300 inscritos neste centro de convivência em seu primeiro ano após a reinauguração. Em 2018, foram oferecidas 13 modalidades: Desenho, Violão, Treino Funcional, Teatro, Teclado, Balé, Teoria Musical, Zumba, Canto, Dança de Rua, Fitdance, Jiu-Jitsu e mais recentemente, Circo. Nesse ano, durante a apresentação de encerramento do ano letivo, que aconteceu em 14 de dezembro, houve mostras das turmas de Ballet, de Teatro, Dança de Rua, do Circo e do Grupo de Violão.
"Praticamente não houve desistência por parte dos alunos de 2018. O que é um ótimo sinal. A nossa apresentação de fim de ano alcançou um nível muito bom e esperamos que neste ano atinja um melhor ainda. Abriremos vagas para as modalidades coletivas, mas as individuais, com teclado, canto e violão (em pequenos grupos nivelados), terão inscrições em lista de espera", explica o coordenador do Polo da Serra, Emerson Araújo.
Mais informações sobre a grade de cursos, os dias e horários podem ser obtidas por meio do telefone (22) 99209-2604.
Fronteira
Com cerca de 400 alunos em 18 modalidades culturais e esportivas, o Polo de Cultura da Fronteira coleciona troféus e medalhas em campeonatos internos e regionais, no Corfebol, na Capoeira, no Jiu-jitsu e no Tiro com arco. O envolvimento da comunidade com o polo é demonstrado pelo índice de 90% das matrículas renovadas para 2019. Antes da abertura das inscrições para as vagas disponíveis, estarão concluídas manutenção e pintura na sala de danças contemporâneas, Dança de Rua, Ballet, Fitdance e Ginástica e também na sala de jiu jitsu, Kickboxing e Capoeira. Em dezembro, o polo emocionou a plateia do Teatro Municipal de Macaé lotado, apresentando o espetáculo ‘Era uma Vez’ de dança e capoeira.
"Estamos reformando as salas, porque procuramos fazer o melhor e com muito carinho para receber os nossos alunos", afirmou a coordenador do Polo Fronteira, Leandro Riscado.
CriaSana
No CriaSana são oferecidas aulas de circo, às quartas e quintas-feiras, das 16h às 20h. Também há aulas de Canto, com aproximadamente 25 alunos. Elas acontecem todos os sábados, no período entre 9h20 às 20h. No turno da manhã, para crianças e, à noite, para adultos. Para que mais vagas sejam abertas, elas são ministradas em duplas niveladas. Também um madrigal (adulto) foi criado para absorver parte da fila de espera. Os ensaios são aos sábados, das 18h às 20h.
Além destas, acontecem aulas de jiu jitsu, às segundas e às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30 e de capoeira, com o Grupo Unificar Capoeira Angola, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 17h às 19h30, e às terças, das 9h às 11h30.
"A adesão dos alunos do ano passado é muito grande. Por isso, após a reunião de professores no dia de reinício das aulas, com o objetivo de fazer um balanço das vagas disponíveis, será divulgado o dia de matrícula", informou o coordenador do CriaSana, Fausto Andrade.
O Polo de Cultura da Serra, fica na rua principal do distrito de Glicério; o do CriaSana, no centro do Arraial do Sana, e o da Fronteira, na Rua Manoel Marques Monteiro, 724, Fronteira.