logo

Pontos comerciais são fiscalizados neste sábado

20/03/2021 17:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Posturas e Ordem Pública visitam comércios

Equipes da Coordenadoria Especial de Posturas em parceria com agentes da Secretaria de Ordem Pública fiscalizaram, durante todo o sábado (20), diversos pontos comerciais da cidade, com o objetivo de assegurar a adoção de medidas de proteção e defesa da saúde, de forma cautelar e preventiva, previstas no decreto 070/2021. Na ação, foram destacadas orientações quanto às regras de funcionamento das atividades comerciais na cidade.

A população pode denunciar aglomerações e eventos clandestinos através dos telefones: 22 2796-1328, 22 2765-8700 (Ramal 280) e o Ramal 162 (Ouvidoria). Foram visitados bares, cafeterias, restaurantes, parques, lojas de material de construção, quadras esportivas, campos de futebol e áreas de lazer de uso geral, em espaços públicos e privados de âmbito coletivo.


No decorrer do dia, os fiscais registraram que os pontos comerciais cumpriram os horários estipulados pelo decreto. Durante a ação, eles visitaram uma cafeteria, que também funciona junto à lanchonete, restaurante e agência de turismo, na rua Teixeira de Gouveia. Os proprietários foram orientados quanto ao horário estipulado de funcionamento seguindo conforme a previsão legal do decreto. Já no bairro Campo do Oeste, a equipe da Posturas monitorou pontos comerciais e o funcionamento de uma escolinha de futebol.


Antonio Carlos de Souza teve o estabelecimento visitado no Centro e elogiou a ação. "As orientações foram válidas. Alguns dos meus espaços estão em obras, mas vejo muito necessário os proprietários de estabelecimentos funcionarem de acordo com as normas e atenderem a população da melhor forma", observa.


A força tarefa também conta com a participação da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, e secretaria municipal de Mobilidade Urbana. Vale lembrar que todas as atividades econômicas com atendimento presencial ficam limitadas em 50% da sua capacidade originalmente.

Horários - O decreto permite o funcionamento de supermercados, mercados, hortifrutigranjeiros e açougues, no horário compreendido entre 7h e 20h. As padarias estão autorizadas das 5h às 20h. Já as bancas de jornais e revistas, oficinas mecânicas, borracharias, lojas de conveniências, autoescolas, assim como os centros de treinamento em saúde e segurança para o setor de óleo e gás, além de empresas e atividades onshore da mesma indústria, o horário permitido é das 7h às 17h. As feiras livres deverão cumprir o horário entre 5h e 12h.


As clínicas, consultórios e operadoras de planos de saúde podem realizar atendimento das 8h às 17h. Já os laboratórios de análises clínicas, das 6h às 14h. As lojas de materiais de construção e de utilidades domésticas devem cumprir o horário das 8h às 14h. Os depósitos de bebidas, que tenham esta atividade como principal ou secundária, lanchonetes, cafeterias e similares, têm seu horário compreendido entre 9h e 17h.


Fotos Relacionadas