logo

População comprometida com descarte adequado de óleo usado

27/04/2015 10:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

Recolhimento ocorre, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Lagoa de Imboassica e na Guarda Municipal

A população macaense tem se mostrado consciente em relação ao descarte adequado de óleo vegetal usado. Isso é o que mostra o levantamento da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, vinculada à secretaria de Ambiente, referente ao primeiro trimestre do ano. O projeto para sensibilizar a população para a entrega voluntária desse tipo de material em pontos de recolhimentos teve início em maio de 2014. Ao longo desse ano, 746 litros de óleo usado foram encaminhados pelo município a cooperativas. Mas somente de janeiro a março de 2015, foram enviados 484 litros. Quando o óleo usado chega às cooperativas de beneficiamento credenciadas junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea), ele pode ser transformado em produtos de limpeza, por exemplo.

Caso o óleo vegetal usado seja lançamento diretamente no ambiente, passando pelas redes de água e efluentes, além dos danos à natureza que causam esse material em contato com a água, ocasionando a contaminação dos corpos hídricos, proporciona também a obstrução das redes de esgoto, gerando entupimentos que prejudicam o sistema. Por isso, o óleo deve ser acondicionado em garrafas do tipo pet - porque elas também são beneficiadas pelas cooperativas - e entregues nos pontos de coleta.

- A participação da população tem sido efetiva. A comunidade já entende a necessidade do descarte adequado deste e de outros diversos tipos de resíduos. Dessa maneira, a implementação de projetos e programas dessa natureza tendem ao sucesso - , frisou o coordenador de Biodiversidades, Gestão das Águas e Territórios, Sávio Magaldi.

O recolhimento ocorre, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Base da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, na Lagoa de Imboassica, e na Guarda Municipal, no bairro Botafogo. Aos sábados, o material pode ser entregue no 95º/RJ Grupo de Escoteiros, no bairro Campo D'Oeste. Já as empresas de alimentação ou de outros tipos que geram esse resíduo têm a obrigatoriedade de fazer a destinação adequada a empresas especializadas no beneficiamento.