logo

População convidada para limpeza do Pontal do Rio Macaé

07/06/2013 16:08:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Moisés Bruno

Ação faz parte do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

 

 Mais do que conscientização sobre os cuidados com a natureza, os escoteiros do mar de Macaé mostram, na prática, dentro da Semana do Meio Ambiente, que a população tem de estar envolvida na sustentabilidade no dia a dia. Em parceria com a secretaria de Ambiente (Sema) e o Iate Clube de Macaé, o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé realizará uma ação de limpeza da restinga e do mangue do Pontal do Rio Macaé, neste domingo (9), das 9h às 12h. O ponto de encontro será em frente ao Iate Clube.

A ação, denominada Pontal Com(n)vida, também faz parte do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, que reunirá cerca de 70 mil escoteiros em todo o país, realizando uma série de atividades ecológicas em suas cidades. O objetivo em Macaé é promover a preservação do Pontal muito agredido com a ação do homem. Quem passa todos os dias pela Ponte Ivan Mundim, que liga os bairros, como Barra de Macaé e São José do Barreto, ao Centro, não imagina que por trás da vegetação de restinga se escondem problemas como o lixo que jogam ali.

Participará do evento também o Grupo de Escoteiros Vale dos Crubixais, da serra macaense. O presidente do Escoteiro do Mar, Jorge Antonio de Souza Júnior, disse que o grupo tem crianças e jovens de 6 a 21 anos, mas qualquer pessoa interessada pode participar do evento. Ele orientou que os participantes devem levar água, protetor solar, boné e um calçado fechado. A prefeitura, por meio da Sema, dará na hora aos participantes os materiais necessários para a limpeza, como luvas, sacos para lixo e outros. A atividade contará também com a presença de instrutores, professores, biólogos e outros profissionais.Considerada Área de Proteção Ambiental (APA), o Pontal da Foz do Rio Macaé é um pedaço de terra que liga o Rio Macaé ao Oceano Atlântico e o evento acontecerá um dia depois da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, que é neste sábado (8).

Para assegurar a preservação do ecossistema local, em 2011 foi criada a Resolução 009, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), que estipula normas para a visitação.

Há regras para entrar no Pontal: conforme o artigo 2º da Resolução 009, não é permitido o ingresso na área portando objetos como vidros ou materiais que possam causar incêndios. O mesmo artigo dispõe, no parágrafo único, que é "de responsabilidade de cada visitante, o controle próprio dos resíduos gerados, provenientes de qualquer material ou objeto descartável, assim como quaisquer outros objetos que produzam ou se transformem em resíduos".

O desrespeito às regras sujeita o infrator às advertências, notificações e multas, tudo dentro da Lei Complementar nº 027/2001, do Código Municipal de Meio Ambiente. Para evitar danos ao ambiente, os Escoteiros do Mar, que têm histórico de atuação na área de preservação ambiental do município, estimulam os jovens desde cedo a reconhecerem a importância do meio ambiente na vida, disseminando essa ideia entre amigos e familiares.