logo

População desrespeita área desapropriada no Lagomar

26/01/2006 18:28:32 - Jornalista: Marilene Carvalho

Apesar de ser de conhecimento público que uma quadra inteira no Lagomar está destinada como área de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, conforme determinação do Ministério Público Federal, através de Termo de Reajuste de Conduta (TAC), novas casas estão sendo erguidas no local, em desrespeito à ordem decretada pela Prefeitura de Macaé.

Nesta quinta-feira, a Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, numa ação coordenada com a Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e o Ibama, realizou uma vistoria em toda a quadra para fazer reconhecimento e documentar a situação, e posteriormente traçar as medidas que deverão ser adotadas para impedir novas invasões.

Durante a operação também foram constatadas irregularidades que confirmam o desrespeito de alguns moradores. Uma delas é a reforma de uma casa de dois pavimentos, localizada na rua W-1. “Até receber as indenizações, os antigos moradores podem continuar no local. Mas isso não significa que será permitido fazer benfeitorias nos imóveis, já que, futuramente, as casas serão demolidas para que a prefeitura dê o tratamento necessário à área de amortecimento do parque, disse o subsecretário de Meio Ambiente”, Carlos Renato Mariano.