Foto: Rui Porto Filho
Assistidos receberam, no Ypiranga, serviços como corte de cabelo e encaminhamento ao mercado de trabalho
As pessoas que estão no abrigo temporário no antigo Clube Ypiranga receberam, nesta quarta-feira (22), atendimento realizado por profissionais da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab). Além de encaminhamento ao mercado de trabalho e emissão de documentos (carteira de trabalho e identidade), os assistidos receberam um "Dia de Beleza", com desing de sobrancelhas, corte de cabelo e limpeza de barba.
De acordo com coordenador do espaço, Charles Cezar, cerca de 50 pessoas foram atendidas com os cuidados de higiene e beleza, porém, oito acolhidos que já possuem documentação necessária serão encaminhados ao mercado de trabalho, nesta quinta-feira (23). "Muitos têm profissão e aptos a ingressar no mercado de trabalho. Vimos aqui profissionais da área de refrigeração, logística e técnicos. A proposta não é só acolher, mas fazer com que tenham de volta sua dignidade", disse.
O coordenador acrescentou que a proposta é encaminhar essa população aos equipamentos para acolhimento fixos da prefeitura, como a Pousada da Cidadania e o Centro Pop que oferece, ainda, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial.
O abrigo temporário começou a funcionar no último dia 17, com a finalidade de receber a população em situação de rua neste período de inverno. O local funciona 24h com os portões abertos para que essas pessoas tenham o direito de ir e vir, sem a obrigação de permanecer no local. Os interessados em doar agasalhos, cobertas e outros itens para proteger do frio podem entregar no local, localizado na Avenida Presidente Sodré, 22, no Centro.
Para doar de sopa, é necessário entrar em contato com o coordenador do abrigo pelo telefone (22) 99987-3601. As doações são recebidas por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e por agentes da Guarda Municipal.
O governo municipal atua no acolhimento da pessoa em situação de rua por meio do trabalho integrado Rede Rua, das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Ordem Pública. Este trabalho é vinculado ao Centro Pop.