A Prefeitura de Macaé comemorou nesta sexta-feira (29), os 192 anos de emancipação política-administrativa da cidade com um desfile cívico e militar. Cerca de três mil pessoas desfilaram na avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha), dos quais 1,4 mil eram alunos da rede municipal de ensino.
Dezesseis bandas do município e uma de Queimados, além da banda do Forte Marechal Hermes, junto com o Jeep Club de Macaé e os Motos Clubes de Macaé e os Caveiras do Asfalto de Niterói deram um colorido especial ao evento. O destaque do desfile foi a apresentação de Rapel da Guarda Municipal, que também apresentou o seu ultraleve.
Cerca de cinco mil pessoas prestigiram o desfile na Linha Vermelha. O desfile foi aberto pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola Forte Marechal Hermes). Em seguida veio o 32º Núcleo do Batalhão da Polícia Militar, acompanhado do grupamento de Soldados da Paz de Campos dos Goytacazes. O 9º Grupamento de Bombeiro Militar se apresentou com um grupamento motorizado, seguido da Guarda Municipal da cidade que fechou o desfile militar.
O público que prestigiou o desfile pode ver várias atrações. Uma delas foi a exibição dos agentes do DOPESPI (Departamento de Operações Especiais e Inspetoria) da Guarda Municipal, que realizaram uma descida invertida de Rapel e simulação de resgate como se procede em salvamento com vítima, sendo bastante aplaudida.
O Pelotão de Bandeiras, representativo das escolas da rede municipal e as 16 escolas com as respectivas bandas deram início ao desfile cívico, que contou com a presença das secretarias municipais, apresentando seus projetos. A de Promoção Social trouxe o Nova Vida e a Capoeira, enquanto Trabalho e Renda levou para o desfile os integrantes do Sem Fronteira. Duas entidades tradicionais de Macaé, conhecidas em todo o país, a Sociedade Musical Nova Aurora e da Lyra dos Conspiradores deram o tom musical da festa.
Representada pelos integrantes dos onze grupos, a Terceira Idade também participou da comemoração, na qual Xuxa com seus 100 anos mostrou muita vitalidade, encantando o público quando passava.
Entidades civis de utilidade pública de Macaé como a Associação Pestalozzi, o 115º Grupo de Escoteiros, a Igreja Metodista Central e o Serviço Social da Indústria – SESI também estiveram presentes ao evento, junto com as associações como o Clube Desbravadores de Macaé e a Fundação Educacional Radiodifusão Esperança.
“Felicitamos a cidade de Macaé por mais uma ano de desenvolvimento. Gostei muito do âmbito social mostrado no desfile, através dos idosos e da presença dos deficientes visuais. É muito ver como a sociedade macaense se integra nessa celebração”, disse o cônsul do Chile, Horácio Del Valley, acompanhado de sua comitiva, que prestigiou a festa do palanque da Prefeitura
A secretaria municipal de Educação, Milmar Pinheiro, destacou a participação efetiva da população abrilhantando o evento.”Nós estamos felizes pela integração das nossas 120 escolas e com os nossos 33 mil alunos desfilando para esse publico maravilhoso. Nós podemos organizar o desfile porque vamos ter sempre a participação efetiva da comunidade macaense”, ressaltou.
O prefeito Riverton Mussi disse estar bastante feliz, pois, na condição de macaense ver que a comunidade estava prestigiando o evento. “Nós faremos nos próximos anos, que cada macaense se sinta orgulhoso de ser morador da cidade. Estamos implantando um grande projeto para a sustentabilidade do município para que a cidade continue no cenário favorável de crescimento econômico”, falou.
Para o ano que vem o prefeito informou que será feito uma estrutura nova na Linha Verde, onde terá definitivamente uma passarela de eventos, tanto para o carnaval quanto para os desfiles de 29 de julho e Sete de Setembro. “Nós vamos montar toda uma estrutura para atender também a comunidade de um modo geral”, finalizou.