Nova ferramenta vai informatizar e agilizar os processos
Macaé está em plena gestão da transformação digital com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI! Macaé), que começou a funcionar na última sexta-feira (1º). Este instrumento de maturidade de gestão representa um marco na modernização administrativa da cidade, proporcionando mais agilidade, transparência e eficiência nos processos públicos.
As equipes da Secretaria Municipal Adjunta de Ciência e Tecnologia e do Centro de Processamento de Dados (CPD) desempenham papel crucial nesse processo, liderando com dedicação e competência e garantindo que todos os servidores estejam capacitados para utilizar o novo sistema.
Desde a transformação do código-fonte do software cedido pelo Tribunal Regional Federal (TRF), passando pela parametrização do sistema às necessidades específicas de Macaé, até a implantação final, a dedicação e o empenho da equipe foram fundamentais, segundo o secretário, Marcos Lemos. Ele explicou como o sistema funciona na prática e enfatizou que o trabalho não se resumiu ao uso do software cedido pelo TRF, envolvendo a criação e customização do SEI! Macaé para que o sistema estivesse alinhado com as demandas locais.
Além disso, foram realizados treinamentos intensivos para capacitar os servidores dos órgãos e secretarias municipais, assegurando que todos estivessem aptos a utilizar a nova ferramenta de maneira eficaz. Marcos Lemos disse que todo esse trabalho foi possível, desde o início, junto com a Secretaria Municipal Adjunta de Licitações e Contratos, através do secretário Gustavo Gusmão e equipe.
O secretário Marcos Lemos disse que outra importante etapa do SEI! Macaé é a aquisição de equipamentos modernos para concentrar e armazenar o grande volume de dados gerados pelos processos eletrônicos. Ele acrescentou que o sistema tem controle de acesso e rastreamento de todas as movimentações e alterações em cada processo, protegendo contra perdas, furtos e fraudes, assegurando a integridade dos dados.
"O SEI! Macaé oferece diversas vantagens para a administração pública, entre as quais se destacam a redução de custos, a transparência, a celeridade, a integração e o controle. A implementação da ferramenta na administração municipal, além de reforçar a política pública de tecnologia de informação e comunicação, representa um grande passo na modernização da gestão pública como um todo", destacou Gusmão.
"Com o SEI! Macaé, a prefeitura não apenas economiza papel e recursos, mas também contribui para o trabalho saudável, economizando tempo e protegendo a saúde dos servidores e o meio ambiente. Implica menos esforço físico e menos desgaste, menos exposição à poeira", observou Marcos Lemos.
Dentro da prefeitura, para os servidores, o novo sistema já está todo pronto. As inserções são alimentadas pelos servidores que atuam com os processos. No treinamento eles foram informados que os processos iniciados no papel vão terminar no papel. O que muda são os que vão começar, pois já serão criados e finalizados totalmente via SEI! Macaé, ou seja, muda o formato, mas o que insere em cada processo no formato convencional será mantido no sistema eletrônico.
"O cenário hoje é com o uso do protocolo integrado, como exemplo, o ofício digital levando a situações que podem causar desperdício de produtividade, custo e transparência. Já com o SEI! Macaé, os avanços serão permanentes", explicou o secretário.
E ainda têm as facilidades em relação ao uso do sistema, sendo possível utilizar o SEI! Macaé em vários dispositivos como tablet, celular e computador. O acesso será via o endereço eletrônico do Portal da prefeitura.
"O SEI! Macaé permitirá fazer o controle de toda a documentação eletrônica desde a criação, instrução processual tramitando pelas diversas secretarias até a conclusão de processos, de forma totalmente digital e sem papel", reforçou Marcos Lemos.