Foto: Rapahel Bózeo
Cerca de 25 servidores participam da nova turma
Uma nova turma de servidores públicos municipais iniciou nesta quinta-feira (18), o Curso de Pós Graduação em Gestão Pública, oferecido pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, em parceria com a Faculdade Municipal de Macaé Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Cerca de 35 servidores, aprovados em processo seletivo, receberam as boas-vindas da Secretária Municipal Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon e da Coordenadora da Pós-Graduação, Cândida Fontes.
A primeira matéria, Administração Pública, foi ministrada pela professora Daniele Cristina Pereira Passos, servidora pública municipal, graduada em Economia e mestra em Engenharia de Produção. A ementa da disciplina apresentou conceitos, estruturação da máquina administrativa no Brasil, desde a década de 30, e modelos básicos de Administração Pública. Ao final da aula, os alunos se reuniram para uma dinâmica e tiveram a oportunidade de interagir, trocar conhecimento e experiências com base no trabalho que desenvolvem em suas secretarias.
De acordo com a secretária Flaviá Picon, o objetivo da pós-graduação, conduzida pelo Ensino Superior, é capacitar servidores públicos para atuarem em prol de melhorias na gestão pública, desenvolvendo e aprimorando competências e habilidades essenciais para articular, gerir e pensar a ação governamental de forma profissional, estratégica e inovadora.
O curso é presencial, com aulas realizadas todas às quintas-feiras, das 8h às 17h, na Cidade Universitária em Macaé. As atividades incluirão aulas presenciais, trabalhos práticos e outras atividades relacionadas ao Programa do Curso, que tem carga horária total de 405 horas, distribuídas ao longo do período acadêmico.
“Em uma sociedade em que as transformações acontecem de forma muito rápida, a gestão pública ganha cada vez mais importância, já que o governo precisa fazer frente às novas demandas que surgem nesse processo. Bons servidores e gestores públicos precisam estar preparados para avaliar os cenários existentes e atuarem para serem agentes da transformação no plano da gestão e das políticas públicas”, destacou Flaviá.