Os alunos da pós-graduação em Gestão Pública, todos eles servidores públicos municipais, iniciaram, neste mês, o ciclo de apresentação dos artigos finais após dois anos dedicados às aulas de pós. Até o fim de maio, haverá grupos se apresentando, sempre às quintas, na Cidade Universitária.
No dia 4, seis grupos falaram sobre temas variados como: “Fatores Motivacionais dos Servidores Públicos de Macaé”; “Orçamento Participativo”; “Os impactos na saúde mental de adolescentes atendidos no Centro de Referência do Adolescente, no município de Macaé no período da Pandemia da Covid-19”; “Documentação Civil e Acesso da População em situação de rua aos benefícios socioassistenciais de Transferência de renda”; “Patrimonialismo no Brasil de Hoje” e “Previdência”.
Cada grupo contou com a colaboração de um professor orientador. O Professor Doutor Felipe Dias Loureiro falou sobre o empenho dos grupos nos quais ele atuou. “No primeiro trabalho, o aluno Leandro Neves buscou desenvolver uma análise sobre o orçamento participativo, numa abordagem jurídica. O trabalho já estava bastante elaborado e bem encaminhado, obtendo uma conclusão coesa e satisfatória. Já no segundo artigo, o grupo formado por Luís Felipe Barros, Wellington Paquini e Anna Cláudia Ribeiro, desenvolveu uma análise sobre o conceito de patrimonialismo, refletindo acerca de seus impactos e permanências no âmbito da gestão pública”, explicou.
O Professor PHD, Paulo-de-Tarso Castro Peixoto foi orientador do grupo de tema: Os impactos na saúde mental de adolescentes atendidos no Centro de Referência do Adolescente no Município de Macaé, no período da Pandemia da Covid-19. O artigo do grupo Cynthia da Gama, Hélio Rodrigues, Leandro Loureiro e Maria do Carmo, tratou sobre os impactos e agravos nas experiências dos adolescentes durante a experiência de pandemia, bem como os fenômenos que se correlacionam com o campo da saúde mental e suas relações com as experiências dos adolescentes.
“Apresentou-se o trabalho do Centro de Referência ao Adolescente (CRA) e sua importância no cuidado ampliado a este público. Evidenciou-se um aumento dos fenômenos que ligam ao campo da saúde mental nessa fase de vida e suas relações com a pandemia. O cuidado ampliado da equipe técnica do CRA favoreceu a experiência de um lugar de fala, pertencimento social, de um acolhimento às dores e impasses que os jovens passaram durante a pandemia e que ainda passam. O CRA se referenciando como um lugar potente e de transformação social e de cada singular experiência existencial.”, pontuou Paulo-de-Tarso.
A Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, participou do 1° dia do ciclo de apresentações, interagiu com os grupos presentes, fez perguntas e salientou: “Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os servidores que se empenharam ao longo desse tempo e estão aqui hoje apresentando os seus artigos, que são de extrema importância para a gestão pública. Todos que adquiriram esse conhecimento valioso poderão utilizar as ferramentas em seus espaços de trabalho e esse é o objetivo maior da nossa Pós Graduação em Gestão Pública, possibilitar que esses servidores coloquem em prática o que aprenderam”, pontuou a secretária.
Já Alessandra Florido e Rafael Carvalho, alunos que apresentaram o artigo: Documentação Civil e Acesso da População em situação de rua aos benefícios socioassistenciais de Transferência de renda, explicaram que realizaram uma análise da cadeia documental e de escritório de elegibilidade para que essas pessoas em situação de rua tivessem acesso aos programas de transferência de renda via Cadastro Único. “Conseguimos mapear toda a população de Rua de Macaé nos últimos dois anos e também quais documentos eles tinham e suas demandas. Assim, construímos uma cadeia de documentação civil baseada na situação real de cada um”. Alessandra e Rafael foram orientados pela Professora Mestre Darana de Carvalho.
Os alunos Thais Leite, Anne Fonseca, Cris Alves, Jaime Igor e Valéria Teixeira, foram orientados pelo Professor Doutor Alex da Silva Xavier, com o tema: “Fatores Motivacionais dos Servidores Públicos de Macaé”, enquanto Suzete Freitas, Carlos Gilberto, Claudio Muniz e Flavia Aló, orientados pela Professora Doutora Fabianne Manhães com o tema: “Previdência”, também se apresentaram.
No dia 24 de maio os últimos grupos farão suas apresentações e encerrarão a pós com a capacitação de aproximadamente 80 alunos/servidores. A coordenadora da Pós Graduação em Gestão Pública, Candida Fontes da Luz relembrou que os concluintes serão certificados pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS, que compõe a Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Este ano será lançado edital para uma nova turma de pós-graduação em Gestão Pública 2024, com mais 100 vagas para novos servidores.