O curso de pós-graduação em Gestão Pública está com inscrições abertas somente até o próximo dia 28. O curso está sendo organizado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com parceria da Câmara Permanente de Gestão (CPG) e será ministrado pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Servidores municipais concursados podem se candidatar para concorrer a 50 vagas gratuitas.
Os interessados devem comparecer a Secretaria Acadêmica da Fundação, no terceiro andar, situada na Cidade Universitária (Rua Aluízio da Silva Gomes,50) até o dia 28, entre os horários de 9h às 16h. O início das aulas está previsto para o dia 20 de abril. O edital do processo pode ser conferido no site www.funemac.edu.br. O principal objetivo da capacitação dos servidores em Gestão Pública é capacitar e qualificar o funcionário, para a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à população macaense.
- Esse é o terceiro curso oferecido pela Prefeitura em gestão pública, uma parceria da Câmara Permanente de Gestão, Funemac, Secretaria de Administração e o corpo acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado da capacitação do servidor é imediato e direto na melhoria dos serviços prestados pela Prefeitura para o cidadão, destacou.
A diferença deste curso para os outros dois é o processo seletivo: os dois primeiros permitiram a inscrição de funcionários que possuíam cargos comissionados, porém, neste terceiro, só é permitido a inscrição do funcionário público concursado.
São oferecidas 50 vagas de ampla concorrência, crescidas de 10% de vagas reservadas a funcionários da Funemac/FeMass que participarem do processo seletivo e estiverem entre os candidatos classificados. O curso tem como objetivo desenvolver, capacitar e atualizar servidores concursados da Prefeitura, dando uma visão global do novo paradigma da gestão pública, e principalmente, oferecendo ferramentas de gestão para tornar o serviço público mais eficaz, eficiente e efetivo em sua prática profissional.
As aulas serão ministradas todas as sextas-feiras, e em alguns sábados conforme calendário, com previsão de término em maio de 2013. O curso é voltado para servidores com formação em áreas diversas do conhecimento e que possuam Graduação Plena, com diploma expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo o superintendente Acadêmico da Fundação, Meynardo Rocha, serão exigidos os seguintes documentos: Preenchimento e devolução da ficha de inscrição, a ser retirada na secretaria acadêmica, no endereço supracitado; elaboração, de próprio punho, no ato da inscrição, de uma carta de intenção em participar do curso. (a mesma deverá ser devolvida, em formulário próprio, a ser retirado e entregue, junto à ficha de inscrição; aludindo, obrigatoriamente, ao cargo ocupado na Prefeitura Municipal de Macaé).
- No currículo deverão constar os dados pessoais; formação acadêmica; experiência profissional, com destaque para a atual função em desempenho na Prefeitura Municipal de Macaé, completou.
O curso enfatiza os desafios da Administração Pública, seu controle de despesas, planejamento orçamentário, política salarial, desenvolvimento de pessoal e todas as demais questões que determinam desafios aos gestores. O curso também contribui o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.
O processo seletivo será constituído de duas etapas obrigatórias. Na primeira (com valor de 20 pontos) consiste na elaboração de um texto dissertativo de acordo com a norma culta da língua portuguesa, de no máximo trinta linhas, em formulário específico, versando sobre a Nova gestão pública: republicana e democrática; Plano Diretor do Município de Macaé e a administração pública municipal no Brasil atual. Já a segunda será feita a análise da carta de intenção em consonância com o currículo, no valor máximo de 10 pontos; critério este que, além de classificatório, será utilizado para desempate caso hajam notas empatadas dentro do número pré-estabelecido de vagas para o curso. A classificação final do candidato será a soma da nota da primeira com a nota da segunda etapa seletiva.