Um baile de Carnaval para o grupo de idosos da Estratégia de Saúde Básica (ESB) do Morro de São Jorge é uma das ações de integração social promovida pelas 29 equipes da Saúde Básica do município que atuam em 31 Postos de Saúde da Família. O baile vai acontecer, na próxima quinta-feira (27), a partir das 14h, no posto da comunidade. Atualmente, mais de 25 mil famílias estão cadastradas e cerca de 90 mil usuários são assistidos pelas equipes da ESB.
O grupo de idosos do Postos de Saúde da Família do Morro de São Jorge existe há 10 anos, integrando cerca de 15 pessoas, em sua maioria, hipertensas e diabéticas. De acordo com os registros da equipe multidisciplinar, a participação nas atividades físicas do grupo tem possibilitado o controle da pressão arterial e do açúcar no sangue.
Mas não apenas a regular aferição de pressão e os exercícios estão beneficiando os pacientes. O convívio e o fortalecimento das relações interpessoais influenciam no estado emocional dos idosos e contribuem para um vida mais saudável.
- O grupo me ajuda tanto no lado físico, quanto no mental. Aqui, batemos papo, nos distraímos e voltamos para casa mais leves e dispostas, diz a aposentada Maria Aparecida Teixeira, 66, integrante há 10 anos.
Já Elsa da Silva Santos, 85, demonstra a importância que o projeto tem para ela, compondo um verso de improviso: "A fisioterapeuta do São Jorge faz para os idosos o melhor que pode. Nós agradecemos seu carinho. Ela sabe que todo mundo, um dia, também vai ficar velhinho".
A confraternização de Carnaval vai ter lanche coletivo ao som de marchinhas. As integrantes do grupo estarão caracterizadas com acessórios ou fantasias. Toda a equipe multidisciplinar do posto está empenhada na organização desse encontro.
Além das atividades físicas, às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h, com acompanhamento por fisioterapeuta, enfermeira e agente comunitária, são realizadas palestras para a manutenção da boa saúde com temas diversos: Alimentação Saudável, Hábitos Saudáveis; Saúde Bucal; Hipertensão; Diabetes, entre outros. A ESB também oferece aos idosos acamados fisioterapia domiciliar. Dezesseis pacientes são atendidos em casa nessa comunidade.
Das gestantes aos idosos
A atuação da Enfermagem é fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços prestados nos Postos de Saúde da Família. Em 2013, foram realizados por enfermeiros 8.115 coletas de preventivo e 6.748 consultas de pré-natal.
No último semestre de 2013, também os encontros dos grupos de gestantes e crianças foram destaques da ESB de Macaé. Durante essas atividades, dentistas e auxiliares de Saúde Bucal chegam a ministrar palestras para turmas de até 50 grávidas para dar orientações sobre a atenção necessária nesse período e ainda para os cuidados com a dentição do bebê. São passadas informações sobre o uso de mamadeira e de chupeta e sobre a sucção dedo. Com as crianças, é feita escovação supervisionada e atendimentos também nas escolas.
Outro enfoque da Atenção Básica é o exame da boca para a detecção de alguma ferida, nódulo ou alteração de volume que podem ser indícios de câncer de boca. Em geral, as palestras oferecidas nos PSF reúnem uma equipe multidisciplinar, com médicos, dentista, enfermeiros, nutricionista e agentes de saúde.
A equipe da Enfermagem orienta as mulheres para o planejamento familiar, no pré-natal e no climatério. Mas são as adolescentes que recebem uma atenção especial. Além dos encontros semanais, os profissionais da ESF fazem visitas domiciliares para o controle de peso e verificação do cartão de vacinas das crianças. De acordo com o risco da doença, os enfermeiros fazem o encaminhamento ao médico, agilizando o atendimento.