Baseada em dados estatísticos que mostram o aumento de incidentes graves relacionados ao uso de garrafas de vidro descartáveis, como as long necks, em toda a orla macaense, o setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) está buscando uma forma legal de proibir a venda de bebidas alcoólicas e refrigerantes apresentados nesse tipo de vasilhame.
Procurando respaldo na legislação municipal e contribuindo para a redução do elevado índice de ocorrências, a Fiscalização de Posturas está consultando a Câmara de Vereadores sobre a possibilidade de alterar a lei vigente, que proíbe a utilização de vasilhames de vidros em locais públicos situados em praias, rios e lagoas, mas não a venda do produto no interior desses estabelecimentos.
Sensibilizado com esta questão, o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso, recebeu nesta segunda-feira uma comissão de fiscais da prefeitura incumbida de tratar do assunto. Como fruto dessa reunião, ficou acertado que a Câmara de Vereadores irá promover uma audiência pública envolvendo todos os proprietários de bares, restaurantes e quiosques credenciados na prefeitura, a fim de discutir e encontrar uma solução para o problema. Recentemente, um sério incidente com garrafa de vidro ocasionou a morte de um freqüentador da Praia dos Cavaleiros. Ainda nesta semana, será definida uma data para a audiência com os comerciantes, que deverá ser realizada em reunião extraordinária da Câmara.