Pousada da Cidadania completa dois anos de funcionamento

03/08/2010 17:38:19 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Em comemoração aos dois anos de trabalho desenvolvido pela Pousada da Cidadania, localizada no Barreto, foi promovido, nesta terça-feira (03), no Paço Municipal, o I Colóquio sobre população em situação de rua em Macaé, com representantes de várias secretarias que ajudam na inclusão desses moradores na educação, no mercado de trabalho, no âmbito familiar e social.

O encontro teve a finalidade de reunir a equipe de trabalho de diversos órgãos municiais e apresentar o perfil dessa população em situação de rua, na qual a maioria são homens, entre 18 e 40 anos, migrantes, pacientes com problemas de saúde, como hipertensão, problemas psiquiátrico/mental, HIV/Aids, dependentes químicos e alcoolistas.

Através dos dados analisados pela equipe da Pousada da Cidadania, de acordo com a origem dos 403 moradores em situação de rua, atendidos durante todo o tempo de funcionamento do abrigo desde 2008, foram constatados que 73% são do Sudeste, 22% do Nordeste, 1% do Centro Oeste, 3% do Sul, 1% são estrangeiros e nenhum era do Norte do país.

Em relação à escolaridade, 78% não têm ensino médio, 5% têm médio incompleto, 15% concluíram o ensino médio e 2% possuem nível superior incompleto. Já 63% tem idade entre 18 e 40 anos, 31% tem 40 à 60 anos e 6% tem entre 60 e 80 anos.

O evento teve a participação da secretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, do vereador Júlio Cesar de Barros, representando a Câmara Municipal e do coordenador da Pousada, Antonio José Ribeiro. Bárbara explicou que um dos objetivos do encontro foi a integração dos órgãos que trabalham juntos para promover a inserção do indivíduo de volta aos laços familiares, ao trabalho, através de debates, palestras e oficinas que promovem a construção da cidadania.

- A intenção da pousada é fazer com que eles se sintam cidadãos, fazendo com que eles voltem à vida, acreditando em si, acreditando na própria potencialidade, ressaltou a secretária.

A assistente social Ana Dárcia conta que a Pousada da Cidadania possui uma grande equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, cuidadores, segurança, auxiliares administrativos, equipe de serviços gerais e de enfermagem trabalhando 24 horas.

- Temos também a equipe de abordagem da Secretaria de Assistência Social que trata os cidadãos, fazendo a triagem dos moradores, encaminhando para a rede de saúde, aqueles que precisam de cuidados, e depois eles são levados para o abrigo, disse Ana Dárcia.

Antonio Jose Ribeiro, coordenador da Pousada, falou que a população também precisa ajudar, tratando com mais respeito esses moradores em situação de rua, dando oportunidade, para que eles possam mudar de vida. “Vários chegam com problemas de alcoolismo, drogas, problemas mentais e hoje já estão qualificados, trabalhando. É uma satisfação enorme ver essa grande mudança, que é sem dúvida uma vitória”, comentou Ribeiro.

Alguns dos parceiros da Pousada da Cidadania são o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), que vai até o local oferecer diversos cursos profissionalizantes aos moradores; a Incubadora de Cooperativas; Pronto Socorro do Aeroporto; Secretaria de Trabalho e Renda; Asapem; Dst/Caps-ad; Caps Betinho; Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde; Fundação Leão XIII, entre outros.