A Pousada da Cidadania promoveu, na tarde desta quarta-feira (14), sua confraternização de Natal. Mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), a pousada abriga cerca de 50 usuários -pessoas que se encontravam em situação de rua e migrantes que chegam a Macaé em busca de trabalho com o fim de resgatar os vínculos sociais e familiares.
A tarde festiva contou com a presença do secretário da pasta, Fabrício Afonso, do coordenador Alanderson de Souza e diversos funcionários do espaço. Música de época, alegria e o tradicional “amigo oculto” fizeram parte do evento. O secretário não escondeu seu contentamento de estar presente num momento em que a equipe da Pousada comemora a dat junto com o usuário transitório, quando muitos deles nunca tiveram uma comemoração natalina.
"É uma alegria enorme esse final de ano a gente estar junto confraternizando com eles. Eu parabenizo o coordenador Alanderson e toda sua equipe técnica, assim como todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse trabalho. Na oportunidade, agradeço também ao prefeito Welberth Rezende, que, como sempre, está nos ajudando nos trabalhos internos do Desenvolvimento Social e no apoio que tem dado à Pousada da Cidadania, que é uma casa de acolhimento e que faz diferença na vida daqueles que por aqui passam", pontuou.
A assistente social Marilene Louredo contou que tudo foi preparado com muito carinho e que a festa culminou com a descontração e interação entre todos. "As pessoas aqui acolhidas têm em suas histórias muitas perdas, lutas e buscas de superação. Esses momentos de festividades servem para descontração, diversão, interação uns com os outros, incentivar a alegria, celebrar a vida. A equipe aproveita estes momentos para trazer atividades nesse sentido", explicou.
Para R. Ramos, de 68 anos e que durante muito tempo de sua vida viveu num caminhão vendendo abacaxi nas ruas e que há cinco meses está na Pousada, a confraternização uniu todos como uma só família. “Isso aqui foi ótimo, porque as pessoas que estão aqui dentro têm um coração enorme e a equipe aqui é maravilhosa, isso aqui é como se fosse uma família, a nossa família. Então para nós é muito importante ter uma festa de Natal em família”.
Já F. Gonçalves, de Barra Mansa/RJ, 47 anos, a festinha lembrou a família e deu até saudades. Essa confraternização me lembrou alguns momentos da infância em família. Mas, aqui considero como minha segunda família, a melhor que já tive, porque nos tratam muito bem e igual”, acentuou.
A Pousada – É um abrigo temporário, que oferece aos seus usuários uma atenção especializada de assistência social, psicologia, enfermagem e encaminhamentos para as Redes de saúde e educação, documentação, entre outros, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, cuidados à saúde, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.
A Pousada da Cidadania fica à Rua Orlando Tardelli, nº 206, Parque Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste.
Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia.
E-mail: pousadadacidadania1@gmail.com