Foto: Divulgação
O evento foi realizado na terça-feira (25)
Uma exposição artesanal foi promovida na tarde de terça-feira (25) na Pousada da Cidadania, um equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade que abriga pessoas em situação de rua e migrantes que chegam a Macaé. O evento, que contou com a presença dos usuários transitórios da Pousada e com visitantes, faz parte de um projeto que tem como objetivo oportunizar a criatividade e a geração de renda.
Durante o evento houve a mostra de produtos artesanais feitos com recicláveis e em feltros, que utilizaram o reaproveitamento de retalhos de tecido, o corte e costura para a confecção de toalhas de prato. E outros itens, como o sabonete artesanal, o fuxico, sousplats e porta-toalhas, porta-talheres, acessórios e até o amigurumis (que utiliza diferentes tipos de técnicas para criar vários animaizinhos, flores e bonequinhas) - tudo isso fazendo uso de poucos materiais.
De acordo com o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, a instituição tem aplicado a política pública de acolhimento e a inclusão social. O local conta com uma equipe multidisciplinar, que tem trabalhado para resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.
"Para ser artesão é preciso ter criatividade, vontade de aprender e sonhar com um futuro melhor. Para nós é gratificante poder auxiliá-los. Pensamos até em expandir essa mostra, talvez com uma feirinha, para que as pessoas conheçam o trabalho de nossas artesãs", ressaltou Alanderson.
"As artesãs já vêm trabalhando há algum tempo em suas criatividades. Nesta exposição foram aproveitados tanto o material, como o potencial humano e a reciclagem pelo meio ambiente. Através das suas criações e da ressignificação de materiais eles podem estar gerando sua própria renda", apontou.
"Ao confeccionar eu aprendo muito. Também faço o aproveitamento de recicláveis como garrafas pet", detalhou.
"Tenho o hábito de costurar os panos de prato e gosto de fazer tapetes (amarradinho)", disse.