logo

Pousada da Cidadania vai funcionar em novo endereço

12/12/2014 14:30:00 - Jornalista: Lourdes Acosta/Assessoria Semds

Até o final deste mês, a Pousada da Cidadania deverá funcionar em novo local. A instituição já vinha prestando serviços significativos de acolhimento à população em situação de rua e também aos migrantes que vêm à Macaé em busca de trabalho, fornecendo abrigo temporário com atenção especializada de assistência social e encaminhamentos para a Rede de saúde e educação.

O prédio é composto de cinco pavimentos, com 21 suítes, refeitório e salas de atendimento, além de uma grande área para o plantio de hortifrutigranjeiros, estarão funcionando a Pousada da Cidadania (Abrigo institucional) - com atendimento semelhante a uma residência e limite máximo de 50 pessoas e, futuramente, a Casa de Passagem - que irá ofertar acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber os usuários em qualquer horário do dia ou da noite, enquanto é feito um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para os encaminhamentos necessários.

A determinação é da Prefeitura de Macaé, que através da Secretaria de Desenvolvimento Social atende à Resolução 109 de Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, quanto à proteção social de alta complexidade, que cria a Casa de Passagem e o Abrigo Institucional.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, ressaltou que as novas instalações da Pousada vêm proporcionar a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população em situação de rua. “As novas instalações irão oferecer mais recursos e condições no que tange ao desenvolvimento do trabalho e das atividades”, pontuou, explicando que a Pousada funcionará como uma unidade institucional semelhante a uma residência.

Características - Nos últimos meses as estatísticas apontam que o perfil da população atendida é de migrante, em sua maioria, para o gênero masculino, oriundos da Região Sudeste, com pouca qualificação profissional, documentados, escolaridade no ensino fundamental incompleto e motivados pelo desemprego.

A coordenadora da Pousada e assistente social Ana Darcia Palmeira, acentuou que a Pousada da Cidadania já vem fazendo um trabalho significativo com a população em situação de rua e com o migrante. “Nossa equipe multidisciplinar tem trabalhado para resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho. Aqui eles encontram referência e atendimento de profissionais como assistente social, psicólogo e orientador social, entre outros”, destacou.