Foto: Divulgação
Terceira etapa será no dia 9 de julho e a quarta etapa, 3 de dezembro
Considerada ideal para a prática do surfe e do bodyboard, por suas ondas propícias para as manobras, a Praia do Pecado, em Macaé, sediou neste domingo (30), entre tempo nublado, chuva e depois, muito sol, a segunda etapa da 8ª Edição do tradicional Circuito Macaé Master Bodyboarding, versão 2023. Vinte e cinco atletas na categoria master e 12 na open participaram da competição, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.
- O campeonato começou com uma tempestadezinha, mas o tempo abriu – comemorou o presidente do Macaé Master Bodyboard, Sergio Rangel. De acordo com ele, o circuito é realizado em dois formatos: por equipes e o open masculino e feminino. O open ocorre sem faixa etária, o praticante só não pode ser profissional. Já as disputas por equipes são divididas por categorias, cada equipe tem que ter um atleta sênior (de 30 a 35 anos), um master (de 35 a 39 anos), um grand master (de 40 a 44), um legend (de 44 em diante) e uma musa, a partir de 30 anos.
Uma curiosidade é que o circuito foi realizado em um local específico da Praia do Pecado, conhecido como Secret: “É um pedaço da praia que poucas pessoas pegavam onda, então ficou o nome Secret, que os locais apelidaram”, contou Sérgio.
Atletas de Macaé, Campos, Rio de Janeiro, São João da Barra, Maricá, Cabo Frio e Arraial do Cabo participaram do campeonato. “Mais um evento esportivo em Macaé, mostrando que o esporte tem o poder da socialização, da inclusão e de incentivar mais e mais pessoas, independente da idade, do gênero, à prática esportiva”, afirmou o secretário de Esportes, Marvel.
O subsecretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, acompanhou o campeonato neste domingo e ressaltou que muitos eventos esportivos serão promovidos até o final do ano. “Todas as modalidades são importantes para a secretaria de Esportes, vamos continuar apoiando todos os eventos de integração esportiva”, salientou.
A bodyboarder Tatiana Rodrigues, que pratica o esporte há 20 anos, competiu como musa. “A natureza é o que mais gosto do esporte, pode vir, surfar, encontrar os amigos, é incrível, comecei na categoria iniciante, agora estou na master e o formato em Macaé por equipes dá oportunidade para todo mundo”, analisou.
Evento tem a participação do campeão brasileiro master
Campeão brasileiro master 2022, Gugu Barcellos, de Niterói, acentuou as condições favoráveis da Praia do Pecado para o bodyboard. “As ondas estão boas, apesar de não estarem grandes, a condição está excelente, o tempo está bom”, avaliou.
Vindo de Maricá, Israel Reis, que pratica bodyboard há 22 anos, competiu na open e na master. “As ondas estão ótimas, tá irada a estrutura em Macaé, vou ficar a semana toda”, contou.
O atleta da open, Carlos Matheus, de 23 anos, pratica o bodyboard desde os dez anos e destacou que as ondas estão propícias para o esporte. “O mar e a estrutura estão incríveis", comentou.
O calendário 2023 do Circuito Macaé Master Bodyboarding inclui como terceira etapa o dia 9 de julho e a quarta etapa, 3 de dezembro. Haverá também uma etapa da Liga Nacional de Bodyboarding em setembro.