Foto: Ana Chaffin
Praia dos Cavaleiros promete ficar lotada nos dias de folia
Para quem vai aproveitar as praias de Macaé neste Carnaval, o município está com nove próprias para o banho e uma imprópria. De acordo com o último boletim do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de 27 de janeiro de 2015, os banhistas podem frequentar as praias dos Cavaleiros, Campista, Imbetiba, Barra, Pecado, Aeroporto, Barreto, Lagomar e Lagoa de Imboassica. Já na praia do Forte, as condições de balneabilidade foram recusadas. A avaliação da qualidade da água para fins de banho e recreação compara o nível de contaminação por coliformes termotolerantes e enterococos. Elevados números destas bactérias em águas marinhas indicam, principalmente, a contaminação por esgotos.
Os banhistas devem ter cuidados redobrados neste período. A coordenadoria de Defesa Civil dá dicas básicas para que esse momento de lazer seja sem transtornos. Com o público infantil, por exemplo, é recomendável utilizar pulseiras de identificação com telefones e endereços. Além disso, para todas as faixas etárias, seguir as orientações e sinalizações das placas indicativas também é fundamental. Outro alerta está relacionado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que devem ser evitadas. Nas cachoeiras, os frequentadores devem ter cuidado com o nível dos rios. No verão, nos dias quentes, é comum chover forte, elevando o volume de água, o que aumenta os riscos de afogamentos. O órgão disponibilizará três agentes no distrito do Sana, região serrana da cidade.
Com a exposição ao sol, também é necessário seguir algumas recomendações. O clínico geral Washington Dutra, da rede municipal de saúde, afirma que a preocupação com a alimentação, hidratação e protetor solar é importante. Segundo ele, o melhor horário é até 10h e após 17h, evitando riscos de lesões na pele. "O fator 30 de protetor solar já proporciona uma boa proteção, mas a utilização de chapéu e barraca também contribui. É bom ressaltar que além dos cuidados com a água, o banhista também precisa estar atento à areia, pois é um local contaminado por parasitas que causam problemas na pele e intestinais. Sobre a comida, ela deve ser leve como, por exemplo, vegetais, frutas e saladas, e evitar gorduras", explica Dutra.