logo

“Praia para Todos” encerra edição de 2022 na Praia da Imbetiba

13/03/2022 15:24:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

O encerramento aconteceu na Praia da Imbetiba em função das condições do mar na Praia dos Cavaleiros, onde o projeto é realizado

O Projeto “Praia para Todos”, realizado pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil em parceria com o Centro de Vida Integrada (CVI), encerrou a edição do Verão de 2022, neste domingo (13), na Praia da Imbetiba. A mudança do local aconteceu devido às condições do mar na Praia dos Cavaleiros, onde a atividade é realizada desde o início de janeiro.

O objetivo do projeto é a inclusão de todos, por meio de banhos de mar adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson Conceição, a edição deste ano foi concluída com sucesso.

“Apesar da pandemia, tivemos um número muito bom de participantes. Agora pretendemos organizar a próxima edição e dar oportunidade de outras pessoas conhecerem o nosso projeto, que não precisa de cadastro prévio. É só chegar até uns dos nossos agentes da Defesa Civil e participar”, disse.

O projeto conta com 10 agentes da Defesa Civil, que foram capacitados para lidar com pessoas com necessidades especiais, ou que tenham dificuldades em locomoção, como por exemplo, pessoas que sofreram AVC.

O agente da Defesa Civil, Rodrigo Santos, que participa do projeto desde o ano 2013, conta que é muito gratificante ver cadeirantes participando de momentos de lazer, como tomar um simples banho de mar. “Há uma dificuldade da sociedade ter empatia, principalmente com relação às pessoas que tem necessidades especiais. Muitas pessoas que participam do projeto até choram pelo simples fato de tomar um banho de mar. É muito gratificante ver e dar oportunidade a essas pessoas e, isso faz a gente rever os nossos conceitos com relação à vida”, enfatizou.

Já o agente Rosalvo Júnior, que também está no projeto desde o início da sua criação, afirma que os agentes têm o intuito de ajudar os cadeirantes, no entanto, quem é ajudado são eles próprios. ”É muito bom proporcionar momentos de alegria, seja para as pessoas que não puderam tomar um simples banho de mar,em função de algum acidente ou que já nasceram com alguma necessidade especial”, afirmou.

Para Fábio Alves, de 46 anos de idade, cadeirante há 24 anos, o projeto: “Praia para Todos” é uma oportunidade única de ter a liberdade de tomar um banho de mar e o direito de ir e vir, como o de qualquer cidadão. “É muito bom participar do projeto há quase seis anos. Agradeço à Prefeitura, aos agentes da Defesa Civil, pois aqui fiz boas amizades e mais uma família que eu ganhei”, concluiu.


Fotos Relacionadas