logo

Prática Coral: uma experiência com o canto no CMM

30/07/2007 13:46:18 - Jornalista: Alexandre Bordalo

No Conservatório Macaé de Música (CMM) há as aulas de prática coral com o professor de música Wilson dos Santos Souza. Quinze alunos ensaiam repertório adaptado a iniciantes – os que não tiveram experiência de cantar em coro. Um dos estilos utilizados nas aulas são os cânons – quando as diferentes vozes interpretam uma mesma melodia, causando efeito polifônico: vários sons.

Contralto, soprano, tenor e baixo são as vozes da prática coral no CMM. “Também trabalhamos com arranjos de músicas populares e folclóricas, além de spirituals”, ressalta Wilson Souza, lembrando que as turmas mudam semestralmente. “Mas sempre existem os que ficam por tempo indeterminado pelo fato de gostarem das aulas”, acrescenta.

Esse é o caso da aluna de piano Rejanea Francisco Damasceno, de 33 anos. Ela conheceu o coro em fevereiro de 2006, por indicação de sua professora de piano. “Foi satisfeito meu desejo de cantar”, comenta. Ela conta que as aulas de prática coral contribuíram, significativamente, para seu desenvolvimento com o instrumento, uma vez que promoveram assimilação da altura das notas. Além disso, sua voz ficou melhor articulada.

Para o professor de música Wilson Souza, embora sejam compostas por iniciantes as turmas de prática coral obtiveram resultados artísticos importantes. “Sempre quis que houvesse base permanente, mas devido à proposta pedagógica isso não acontece, havendo mudanças de alunos de seis em seis meses”, pontua.

As aulas de prática coral são realizadas no Conservatório Macaé de Música desde maio de 2004, passando pela disciplina cerca de 120 pessoas. “Todos os alunos adquirem noção mínima de técnica vocal e afinação”, ressalta o professor de música. Ele acrescenta que as aulas também colaboram para o bom rendimento nas aulas de solfejo editado (percepção musical).

Além disso, contribuem para o desenvolvimento musical como um todo, inclusive proporcionando visão estética mais ampliada, através de repertórios de época, estilos e gêneros.

Sobre os cânons, ele ainda disse que são formas musicais funcionais para se fazer em coro, resultando em utilização de diferentes tempos históricos, inclusive folclóricos, existindo desde a Renascença. Wilson assinala que nos fins de cada semestre os alunos de prática de coral fazem apresentações para a comunidade.